Magalu fecha compra da GFL, empresa de logística especializada em e-commerce

Magalu fecha compra da GFL, empresa de logística especializada em e-commerce

Por Rui Maciel | 02 de Outubro de 2020 às 11h45
Divulgação/Magazine Luiza

O Magazine Luiza anunciou nesta sexta-feira (02), a compra da GFL Logística, uma das principais plataformas de logística para o e-commerce e que atua, majoritariamente, no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Junto com ela, a rede varejista também adquiriu a plataforma de tecnologia SincLog, utilizada pela GFL e mais de 30 transportadoras.

Em comunicado, o Magalu informou que a aquisição reforça sua estratégia de entregas cada vez mais ágeis, expandindo serviços como a coleta e last mile para os vendedores e reduzindo drasticamente os custos e prazos de entrega no marketplace.

A GFL foi fundada há cinco anos e sempre teve seu foco na entrega de produtos adquiridos a partir do e-commerce. Seu rápido crescimento permitiu que ela atenda, hoje, mais de 600 municípios, contando com 13 áreas de cross docking - método de distribuição onde a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição não é estocada, mas preparada para o carregamento, distribuição ou expedição para ser entregue ao cliente ou consumidor com mais rapidez. Além disso, a companhia conta com cerca de 850 motoristas independentes, que realizam todos os dias as coletas e entregas de produtos leves do e-commerce, com seus próprios veículos.

Entre os principais serviços da GFL estão o same day delivery; a entrega last mile em até 2 dias; a logística reversa, e o first mile pick-up (coleta de produtos na loja ou depósito dos vendedores). Ainda segundo comunicado do Magalu, um dos grandes diferenciais da empresa é o seu nível de serviço, uma vez que ela realiza 85% das entregas em D+1 (quando o pedido é registrado hoje, até um horário pré-definido, e é entregue no dia seguinte) e 100% em até D+2. Atualmente, a companhia realiza mais de 500 mil entregas por mês (números não auditados) e a expectativa é de que esse volume cresça exponencialmente dentro do ecossistema do Magalu.

A operação da GFL será integrada à operação da Logbee, de forma que seus motoristas poderão usar o mesmo aplicativo, que indica a melhor rota a ser seguida, para maximizar a quantidade de entregas no mesmo dia. Com a aquisição, o Magalu amplia em 50% a capacidade de entrega da Logbee, o que possibilitará expandir com mais velocidade serviços como o ship from store e a logística de coleta e entrega para os vendedores.

SincLog

Como dito no começo desta notícia, o Magalu também adquiriu a plataforma de tecnologia SincLog, utilizada pela GFL e mais de 30 transportadoras. A SincLog é uma solução para empresas de logística, que possibilita gestão de cargas, emissão de documentos fiscais e averbações, controle das tabelas de frete e da remuneração dos motoristas. Ela também fornece informações de qualidade e em tempo real, que possibilitarão à rede varejista gerenciar de forma mais eficiente as entregas de last mile da sua plataforma.

A aquisição da GFL foi realizada por uma empresa controlada pelo Magalu, não havendo incidência dos procedimentos descritos pelo art. 256 da Lei 6.404/76. Por ser uma empresa aberta (com ações na Bolsa), a companhia afirma ainda que manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados, nos termos da legislação aplicável.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.