Magalu fecha compra da GFL, empresa de logística especializada em e-commerce
Por Rui Maciel |
O Magazine Luiza anunciou nesta sexta-feira (02), a compra da GFL Logística, uma das principais plataformas de logística para o e-commerce e que atua, majoritariamente, no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Junto com ela, a rede varejista também adquiriu a plataforma de tecnologia SincLog, utilizada pela GFL e mais de 30 transportadoras.
- Magalu compra AiQFome, startup especializada em entrega de refeições
- Luiza Code | Magalu abre inscrições para mulheres que querem programar
- Parceiro Magalu: como criar uma loja virtual grátis para vender na quarentena
Em comunicado, o Magalu informou que a aquisição reforça sua estratégia de entregas cada vez mais ágeis, expandindo serviços como a coleta e last mile para os vendedores e reduzindo drasticamente os custos e prazos de entrega no marketplace.
A GFL foi fundada há cinco anos e sempre teve seu foco na entrega de produtos adquiridos a partir do e-commerce. Seu rápido crescimento permitiu que ela atenda, hoje, mais de 600 municípios, contando com 13 áreas de cross docking - método de distribuição onde a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição não é estocada, mas preparada para o carregamento, distribuição ou expedição para ser entregue ao cliente ou consumidor com mais rapidez. Além disso, a companhia conta com cerca de 850 motoristas independentes, que realizam todos os dias as coletas e entregas de produtos leves do e-commerce, com seus próprios veículos.
Entre os principais serviços da GFL estão o same day delivery; a entrega last mile em até 2 dias; a logística reversa, e o first mile pick-up (coleta de produtos na loja ou depósito dos vendedores). Ainda segundo comunicado do Magalu, um dos grandes diferenciais da empresa é o seu nível de serviço, uma vez que ela realiza 85% das entregas em D+1 (quando o pedido é registrado hoje, até um horário pré-definido, e é entregue no dia seguinte) e 100% em até D+2. Atualmente, a companhia realiza mais de 500 mil entregas por mês (números não auditados) e a expectativa é de que esse volume cresça exponencialmente dentro do ecossistema do Magalu.
A operação da GFL será integrada à operação da Logbee, de forma que seus motoristas poderão usar o mesmo aplicativo, que indica a melhor rota a ser seguida, para maximizar a quantidade de entregas no mesmo dia. Com a aquisição, o Magalu amplia em 50% a capacidade de entrega da Logbee, o que possibilitará expandir com mais velocidade serviços como o ship from store e a logística de coleta e entrega para os vendedores.
SincLog
Como dito no começo desta notícia, o Magalu também adquiriu a plataforma de tecnologia SincLog, utilizada pela GFL e mais de 30 transportadoras. A SincLog é uma solução para empresas de logística, que possibilita gestão de cargas, emissão de documentos fiscais e averbações, controle das tabelas de frete e da remuneração dos motoristas. Ela também fornece informações de qualidade e em tempo real, que possibilitarão à rede varejista gerenciar de forma mais eficiente as entregas de last mile da sua plataforma.
A aquisição da GFL foi realizada por uma empresa controlada pelo Magalu, não havendo incidência dos procedimentos descritos pelo art. 256 da Lei 6.404/76. Por ser uma empresa aberta (com ações na Bolsa), a companhia afirma ainda que manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados, nos termos da legislação aplicável.