Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linguagem de programação criada há 60 anos ainda é fundamental em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Fevereiro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Pixabay/Gerd Altmann
Pixabay/Gerd Altmann

Muito se escuta falar sobre linguagens de programação como o C ou o Javascript, o que faz com que muitos entusiastas do mercado acabem não olhando para o passado, mesmo quando alguns dos códigos mais antigos e importantes do setor tenham sido desenvolvidos em línguas como o COBOL.

O COBOL, especificamente, é um ótimo exemplo. Criada em 1959, a linguagem, segundo um estudo global encomendado pela firma de tecnologia da informação Micro Focus, ainda é utilizada em 9 a cada 10 organizações que os 1,104 entrevistados de 49 países fazem parte.

A pesquisa também calculou a média de linhas de código do COBOL utilizadas diariamente pelo mundo inteiro, a partir de questionamentos para os entrevistados sobre o volume utilizado em seus expedientes. Segundo a estimativa do estudo, entre 775 e 850 bilhões de linhas de programas do COBOL são utilizadas em 24 horas no planeta.

Continua após a publicidade

Linguagem de programação COBOL ainda cresce em 2022

Mais da metade dos entrevistados também afirmou que espera, nos próximos 12 meses, que a quantidade de COBOL utilizado nas empresas que trabalham aumente, e 64% afirmou que em vez de substituir sistemas antigos que utilizam a linguagem, pretendem procurar meios de modernizar as aplicações.

Essa modernização, em geral, tem conexões com a implementação de sistemas de nuvem nas empresas, com 43% dos entrevistados respondendo que suas aplicações COBOL já contam com compatibilidade com essa tecnologia ou terão a função implementada até o fim de 2022.

Continua após a publicidade

Por fim, a pesquisa trouxe ainda que pelo menos 83% das instituições esperam que as aplicações de COBOL continuem sendo úteis pelos próximos 10 anos. Não é possível afirmar o quão viável isso realmente será, mas se depender da vontade das empresas, é possível que encontrem formas.

Fonte: ZDNet