John Ternus: quem é o possível sucessor de Tim Cook como CEO da Apple?
Por Marcelo Fischer Salvatico |

Com os rumores recentes da saída de Tim Cook do cargo de CEO da Apple, o nome de John Ternus, vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware, desponta como principal candidato à sucessão. É o que aponta o jornal Financial Times e o jornalista Mark Gurman (Bloomberg).
- Fim de uma era? Tim Cook pode deixar cargo de CEO da Apple em 2026, diz site
- iPhone Air 2 vai ter lançamento atrasado, diz Gurman
O executivo de 50 anos responde diretamente à Cook, e comanda todas as equipes de engenharia de hardware responsáveis pelos principais produtos da empresa, como iPhone, iPad, Mac e AirPods.
Ternus ganhou visibilidade nos últimos anos, e se tornou um “rosto conhecido” nos eventos da Apple. Apresentou produtos cruciais, como a transição para o Apple Silicon e o novo iPhone Air.
E, de acordo com fontes da indústria, as equipes de relações públicas da Big Tech “colocaram os holofotes” em Ternus, sinalizando uma preparação midiática para a transição de poder.
Mais de 20 anos de Apple
John Ternus coleciona crachás em sua ascensão na companhia. Ele ingressou na equipe de Design de Produto da Apple em 2001, e, desde então, não saiu da empresa.
Em 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de Engenharia de Hardware. Nesta posição, Ternus supervisionou o desenvolvimento de hardware para todas as gerações e modelos do iPad, das linhas mais recentes do iPhone e dos AirPods.
Também teve papel fundamental no sucesso da transição dos computadores Mac para os chips próprios da Apple, o Apple Silicon.
A promoção para vice-presidente sênior ocorreu em 2021, consolidando seu papel na equipe executiva e se aproximando do alto escalão.
Engenheiro e ex-nadador
Antes de se tornar o candidato favorito à CEO da Apple, Ternus se formou em engenharia mecânica pela Universidade da Pensilvânia em 1997.
Mas, a vida universitária foi além dos estudos. John era também nadador e participava de competições. Inclusive, em 1994, o Daily Pennsylvanian relatou a vitória de Ternus nas provas de 50 metros livres e 200 metros medley.
Após se formar, seu primeiro emprego foi na Virtual Research Systems, empresa que trabalhava com headsets de realidade virtual ainda nos anos 1990.
Próximo capítulo
O nome de Ternus é, segundo rumores, o principal para assumir o cargo de CEO da empresa de Cupertino. A possibilidade ficou ainda mais tangível após a aposentadoria de Jeff Williams, ex-COO, que era visto como sucessor de Cook.
Caso assuma o cargo em 2026, Ternus se tornará CEO aos 50 anos, mesma idade de Tim Cook quando ascendeu ao posto em 2011.
A nomeação de Ternus seria uma aposta da Apple em mostrar para o mercado uma liderança mais jovem e com mais futuro na companhia, já que Cook completou 65 anos neste mês de novembro.
Além disso, um CEO com longo tempo de casa e uma carreira voltada para o hardware sinaliza uma possível estratégia direcionada para inovação nos produtos principais.
Veja também:
- Testamos o iPhone Air: um erro óbvio e uma grande surpresa positiva
- IA não vai substituir o iPhone, afirma Tim Cook
- Qual é o melhor iPhone para comprar na Black Friday 2025?
VÍDEO: Afinal, os iPhone 17, iPhone Air e iPhone 17 Pro são bons?