Publicidade

Java: razões para ainda aprender a linguagem de programação em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Junho de 2022 às 19h20

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

O Java é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, mas é importante observamos que ela também é um código veterano com mais de 30 anos de história. E, em 2022, embora ela continue sendo escolhida por muitos desenvolvedores, quedas em sua utilização começam a ser notadas.

Alguns usuários argumentam que isso pode estar acontecendo pelo Java e sua sintaxe, hoje em dia, parecerem datadas - mas independente desse por menor, ainda existem muitos motivos que fazem a linguagem ser algo que deve ser estudado por programadores.

O site ITPro Today preparou uma lista com três razões que mostram que o Java é uma linguagem de programação que ainda vale a pena ser estudada em 2022, seja por motivos de oportunidades de emprego ou mesmo pelo escopo da linguagem. Confira:

Continua após a publicidade

Motivos para aprender o Java em 2022

Grande número de aplicações criadas com Java

O primeiro motivo citado pelo ITPro Today para o aprendizado de Java em 2022 é o fato que muitas aplicações de diferentes áreas terem sido escritas com a linguagem, criando a necessidade de profissionais que possam atualizar os funcionamentos com o código e a sintaxe veterana.

Continua após a publicidade

Com isso, ao passo que o Java se torna menos popular, profissionais que contam com a linguagem no currículo podem se encontrar em situações de valorização para vagas de emprego, tendo a responsabilidade de mexer cm esses sistemas no futuro.

Java pode ser executado em qualquer sistema

Parte da razão do Java ter se tornado tão popular em 1990 foi o fato que a linguagem funcionava independente de plataforma, com as aplicações podendo ser desenvolvidas de uma única maneira e podendo ser executadas tanto no Windows quanto no Linux.

Existem sim linguagens mais novas que atendem essa mesma necessidade, mas como o Java já foi utilizada em tantas aplicações em suas três décadas de história, é de esperar que, conforme dito no primeiro tópico deste conteúdo, que o código veterano abra os olhos em vagas de emprego que procuram desenvolvedores para diversas plataformas.

Continua após a publicidade

Arquitetura do Java é ótima para construção eficiente de novos programas

O fato do Java ter uma estrutura modular e uma arquitetura orientada a objeto tornam o Java uma ótima opção para empresas e desenvolvedores que querem reutilizar códigos em vários setores, permitindo que a construção de novos programas seja mais rápida e eficiente.

E os motivos para não usar o Java mais?

Ao mesmo tempo que os pontos acima são válidos, o site IT Pro Today também listou pontos que explicam a queda de popularidade do Java. Confira:

Continua após a publicidade

Java funcionar em qualquer plataforma não é mais tão importante quanto 20 anos atrás

Embora sim, ainda existam muitos programas escritos em Java utilizados no dia a dia de milhares de empresas no mundo inteiro, e quando eles foram criados o fato de poderem ser executados em qualquer plataforma sem grandes mudanças tenha sim sido um fato para a popularidade da linguagem, em 2022 o cenário diferente, com a existência de várias ferramentas, como máquinas virtuais, que permitem que esses problemas sejam mitigados - e, embora

O Java não tem uma sintaxe simples

Por fim, o motivo que talvez mais afete a popularidade do Java em 2022 é o fato que, embora ela seja uma linguagem em que o básico pode ser facilmente aprendido, mas mesmo assim o tempo utilizado para desenvolver aplicações simples pode ser longo, por conta da sintaxe complexa do código - o que o torna muito menos acessível que o Python, por exemplo.

Continua após a publicidade

Fonte: IT Pro Today