Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Japão pode vetar compra de divisão de chips da Toshiba por empresas estrangeiras

Por| 12 de Março de 2017 às 11h50

Link copiado!

Japão pode vetar compra de divisão de chips da Toshiba por empresas estrangeiras
Japão pode vetar compra de divisão de chips da Toshiba por empresas estrangeiras
Tudo sobre Toshiba

Preocupado com possíveis riscos à segurança nacional do país, o governo japonês poderá vetar ofertas de algumas empresas estrangeiras pela divisão de chips da Toshiba, afirmaram fontes próximas ao processo à agência de notícias Reuters.

O controle do leilão seria realizado através da lei local de comércio exterior, que afirma que qualquer empresa estrangeira que queira comprar uma companhia japonesa com tecnologias consideradas chave para a segurança nacional do país precisa de autorização prévia do governo japonês.

Se confirmada, a decisão poderá representar uma vantagem considerável para empresas norte-americanas, que não são vistas pelo Japão como ameaças ao país.

"Os Estados Unidos são o único parceiro viável do ponto de vista da segurança nacional do Japão", disse uma das fontes consultadas pela agência, citando a importância de chips para áreas como robótica, inteligência artificial e dispositivos conectados como o fator complicador.

Continua após a publicidade

Em janeiro, a Toshiba afirmou que procuraria compradores para uma parte de sua operação de chips de memória flash para levantar cerca de US$ 1,7 bilhão e dar um novo gás às suas finanças. No ano passado a empresa teve que lidar com perdas financeiras de aproximadamente US$ 3 bilhões devido a um investimento em usinas nucleares instaladas nos Estados Unidos.

Entre potenciais compradores americanos estão a empresa de produtos de armazenamento Western Digital, que já opera uma fábrica de chips em parceria com a Toshiba, além da Micron Technology e investidores como o fundo Bain Capital. Por outro lado, o bloqueio japonês poderia impedir a Sul Coreana SK Hynix Inc. e a taiwanesa Foxconn de fazerem ofertas.

Fonte: Reuters