Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel e MediaTek se unem para levar 5G aos computadores

Por| 25 de Novembro de 2019 às 13h55

Link copiado!

Intel e MediaTek se unem para levar 5G aos computadores
Intel e MediaTek se unem para levar 5G aos computadores

O 5G deve mudar as coisas não apenas nos celulares, mas também nos PCs. Pelo menos é essa a ideia por trás de uma parceria firmada entre Intel e MediaTek nesta segunda-feira (25). Unidas, as duas empresas desejam criar especificações e desenvolver modems 5G voltados para notebooks, com os primeiros produtos do tipo previstos para chegarem ao mercado em 2021 pelas mãos de fabricantes como HP e Dell.

O trabalho acontecerá em duas frentes. A Intel será a responsável por criar as especificações e certificações dos chips 5G para os notebooks, enquanto o modem em si será fabricado e entregue pela MediaTek. Depois, a primeira retorna à carga, sendo a responsável pelo suporte, integração de sistemas e, principalmente, parcerias com fabricantes do mercado, para que os componentes vejam a luz do dia.

No desenvolvimento dessas soluções, a Intel também conta com sua experiência com chips Wi-Fi 6 e LTE, que já estão sendo usados por seus clientes. Enquanto isso, a MediaTek entra com todo o trabalho que vem sendo realizado no mercado mobile e no próprio fomento das tecnologias 5G, com a expectativa de ambos sendo que a chegada da conectividade também a laptops signifique mais avanços dessa onda.

Para a Intel, trata-se de um investimento ainda maior em uma diversificação de suas plataformas. De acordo com a divulgação oficial, todo o desenvolvimento do 5G para computadores se dará sobre plataformas de código aberto e tecnologias baseadas em padrões. Além disso, a empresa cita o Projeto Athena, seu programa de inovação e desenvolvimento do mercado de notebooks, como um dos principais pontos de ação da união com a MediaTek.

Continua após a publicidade

Faz parte da parceria, ainda, a Fibocom, empresa especializada em tecnologias wireless, que trabalhará ao lado das duas no desenvolvimento de módulos M.2 com a tecnologia. A ideia é de integração a plataformas já existentes, com a companhia também atuando como suporte e certificadora, além de ser a responsável de fabricar os componentes dessa categoria de acordo com as especificações passadas por Intel e MediaTek.

Para Gregory Bryant, vice-presidente executivo da Intel, a parceria une dois dos líderes globais da indústria de conectividade e computação em uma iniciativa que levará toda a indústria para a frente, além dos avanços no 5G em si. Na visão dele, a ideia é entregar “a próxima geração dos melhores PCs do mundo”, com o 5G mudando a experiência nessa plataforma.

Já para a MediaTek, a chegada do 5G também aos PCs representa maior acessibilidade para a tecnologia e seus usuários, inaugurando uma nova era na computação pessoal. De acordo com o CEO da empresa, Joe Chen, trabalhar com a Intel é um testamento da vanguarda em que a empresa se encontra, com as duas gigantes, agora, trabalhando juntas no que pode ser uma inovação sem precedentes da tecnologia.

Fonte: Intel