Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Imposto de Renda 2022 | Confira se você está no 1º lote da restituição

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Maio de 2022 às 12h09

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (31), a Receita Federal paga, para 3,3 milhões de contribuintes, o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022 — mesmo dia em que o prazo, já estendido, para entrega da declaração acaba. No total, a autoridade pagará R$ 6,3 bilhões nesse primeiro momento.

O pagamento do primeiro lote da restituição é destinado aos contribuintes com prioridade legal — no caso, 226,9 mil que são idosos acima de 80 anos, 2,3 milhões entre 60 e 79 anos, 149 mil com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 702 mil que tenham como maior fonte de renda o magistério.

Continua após a publicidade

Quem se encaixa nas categorias descritas acima pode consultar se está no primeiro lote da restituição através do site Meu Imposto de Renda, acessando na lista de serviços a opção “Consultar a Restituição”. Existe também uma opção mais simples, no site da Receita Federal, que permite consulta através do CPF e da data de nascimento.

Calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 prevê cinco lotes, de maio a setembro, com a principal novidade sendo que os contribuintes poderão receber o dinheiro através do PIX. Confira as datas a seguir:

  • 1º lote - 31 de maio
  • 2º lote - 30 de junho
  • 3º lote - 29 de julho
  • 4º lote - 31 de agosto
  • 5º lote - 30 de setembro
Continua após a publicidade

Lembramos, por fim, que a restituição só é paga para quem, além de ter ela a receber, para quem não caiu na malha fina — situação que pode ser conferida no portal e-Cac, e também corrigida, caso necessária, nele. Caso você ainda não tenha feito a declaração, lembramos que o prazo termina nessa terça (31), e o processo, até as 23h59, pode ser realizado através deste guia do Canaltech.

Fonte: Valor Investe