Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei proíbe comunicação entre funcionários chineses e americanos

Por| 31 de Maio de 2019 às 12h40

Link copiado!

TechCrunch
TechCrunch
Tudo sobre Huawei

A atual guerra comercial entre Estados Unidos e China colocou a Huawei em outro dilema: como buscar comunicação interna com seus próprios funcionários americanos? Por enquanto, a empresa ordenou que seus colaboradores chineses não participem de reuniões técnicas com seus colegas nos EUA, além de "mandar para casa" os trabalhadores americanos empregados.

Dang Wenshuan, principal arquiteto de estratégia da Huawei, disse ao Financial Times que a empresa também limitou as comunicações gerais (e não apenas as técnicas) entre seus trabalhadores chineses e norte-americanos. A medida acontece no momento em que a gigante chinesa se esforça para cumprir as leis impostas pelo governo dos Estados Unidos.

A Huawei também está controlando os assuntos de interação que os funcionários de seu campus têm com os visitantes estrangeiros. As conversas não podem tocar tópicos relacionados à tecnologia, disse a reportagem do Financial Times.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro como os controles de exportação podem impor a interrupção das comunicações internas dentro de uma organização. A Huawei poderia estar usando essa tática como moeda de barganha, mostrando aos EUA que seus próprios cidadãos estão sendo prejudicados por suas políticas. Vale lembrar que, com a entrada da Huawei na tal lista, uma série de empresas, incluindo fabricantes de chips e gigantes como Google e Microsoft, fizeram mudanças significativas em seus acordos comerciais com a Huawei.

Nas últimas semanas, vários executivos da Huawei se manifestaram sobre essa interferência do governo dos EUA em seus negócios. Enquanto isso, a empresa também explorou maneiras de combatê-la, entrando com uma ação legal para contestar a proibição dos EUA, chamando-a de "inconstitucional".

Em jogo está o futuro de um dos maiores fornecedores de smartphones e equipamentos de rede do mundo. Uma parte significativa dos negócios da empresa vem de fora da China. Para os smartphones, um de seus principais negócios, a empresa diz que já está trabalhando em um sistema operacional que não depende de tecnologias de empresas norte-americanas.

Em meados de maio, o governo dos EUA ofereceu algum alívio para a Huawei ao conceder uma licença geral de exportação temporária por 90 dias, o que permite que empresas como o Google continuem a fornecer suporte essencial à empresa chinesa no período.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch