Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo libera novo lote de “dinheiro esquecido”; veja quem pode sacar e como

Por| 21 de Março de 2022 às 07h49

Link copiado!

Pixabay/joelfotos
Pixabay/joelfotos

Você é uma das pessoas que têm “dinheiro esquecido” a receber do Banco Central brasileiro? E também ficou para o segundo para devolução? Então pode comemorar, porque o governo libera a última parte da verba da primeira fase de pagamentos do Sistema Valores a Receber entre esta segunda-feira (21) e a sexta-feira (25).

O Banco Central (BC) afirma que, ao todo, 28 milhões de pessoas que esqueceram dinheiro em bancos e outras instituições poderão sacar essa verba na primeira fase da devolução. São cerca de R$ 4 bilhões, que estão atrelados a 26 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. Nesta etapa inicial, estão previstos retorno dos seguintes montantes:

  • Valores deixados em contas-correntes ou poupanças que foram encerradas ainda com saldo disponível;
  • Tarifas e parcelas cobradas indevidamente cuja devolução já estava prevista em termo de compromisso assinado pelo Banco Central;
  • Dinheiro de consórcios encerrados;
  • Cotas e sobras de quem participou de cooperativas de crédito.
Continua após a publicidade

Para saber se você tem direito a receber algum dinheiro esquecido, é preciso consultar o site Valores a Receber. O primeiro lote já pagou nascidos antes de 1962 entre os dias 7 e 11 deste mês, com repescagem para quem perdeu a data no dia 12. O segundo foi destinado a quem nasceu entre 1968 e 1983, com repescagem no dia 19 de março.

Agora, quem nasceu após 1983 pode fazer a transferência do valor entre esta segunda e a sexta. Vale destacar que é preciso ter conta gov.br nível prata e ouro para receber, além de ficar de olho no horário do pagamento, que vai das 4h às 14h e das 14 às 24h. Quem não conseguir fazer isso até sexta, pode participar da repescagem no sábado (26).

Como pedir a transferência do dinheiro esquecido em Valores a Receber

Veja abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Continua após a publicidade
  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na consulta anterior, em fevereiro. Quem esqueceu a data pode repetir o processo e descobrir a data e período de saque para o seu caso;
  • Quando chegar o momento, faça login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O Banco Central aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate;
  • Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  • Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do montante a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. Os primeiros passes só informavam a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Por fim, é preciso clicar em uma das opções indicadas pelo sistema para o resgate:

  • “Solicitar por aqui": para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
  • "Solicitar via instituição": a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Novas consultas de dinheiro esquecido começam em maio

Continua após a publicidade

Se você não está entre as pessoas que tiveram dinheiro esquecido para sacar nesta primeira fase, não perca as esperanças. A etapa inicial de liberação vai de 7 a 28 de março, ou seja, termina na próxima segunda-feira. A consulta para o segundo período começa no dia 2 de maio, quando o Banco Central também deve anunciar as novas datas para transferência.

Na segunda etapa da devolução estão previstos os retornos referentes a:

  • Tarifas, parcelas ou obrigações de operações de crédito cuja devolução não estava prevista em termo assinado com o BC;
  • Contas de pagamento pré-pagas ou pós-pagas encerradas com saldo disponível;
  • Contas mantidas em corretoras e distribuidoras de valores para registro de ativos financeiros de clientes;
  • Tarifas duplicadas;
  • Descontos indevidos no crédito consignado de aposentados do INSS;
  • Empresas falidas que possuem valores esquecidos em alguma instituição.

Portanto, fique de olho, e, a partir do dia 2 de maio, fique de olho nas notícias do Banco Central e no Canaltech para saber como consultar e recuperar eventual dinheiro esquecido no sistema Valores da Receber.