Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

Governo dos EUA processa Elon Musk por compra do Twitter

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0
Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0
Elon Musk

O governo dos Estados Unidos, por meio de sua Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês), abriu um processo contra Elon Musk relacionado à compra do Twitter. A ação tem a ver com a ausência do bilionário em um depoimento marcado para setembro, no qual ele falaria sobre a acusação de manipulação do preço de ações durante o processo de aquisição da rede social.

De acordo com a SEC, Musk demorou 10 dias para registrar oficialmente que havia adquirido uma parcela maior do que 5% do Twitter no mercado de ações, algo que é obrigatório pelas leis do país norte-americano. Durante o período, ele seguiu adquirindo cotas da companhia, o permitiu a ele pagar um valor mais baixo pela plataforma.

Ainda segundo as investigações do governo, que se iniciaram em março do ano passado, o bilionário teria “economizado” cerca de US$ 156 milhões ao não informar seus movimentos. Uma vindoura aquisição do Twitter faria com que as ações valorizassem, o que efetivamente aconteceu, e tornariam a compra da plataforma mais cara, algo que seria indesejável para o bilionário.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Musk já havia dado dois depoimentos por videoconferência durante a investigação, mas com o recebimento de novos documentos pela investigação, os legisladores exigiram que ele falasse pessoalmente. Musk chegou a receber um mandado judicial para o depoimento que aconteceria em 15 de setembro, uma data que foi acordada entre ele e a justiça.

O executivo informou sobre a ausência dois dias antes e apontou diversas objeções, como uma suposta localização “desfarovável” na cidade de São Francisco, nos EUA. Os pedidos de Musk foram atendidos pela SEC, mas mesmo assim ele não compareceu na data marcada, o que levou ao processo aberto agora.

Musk afirma estar sendo assediado por legisladores

Todo esse desenrolar está descrito em documentos oficializados pela SEC nos âmbitos da investigação e também do processo recém-aberto. O órgão afirma ter dado novas opções de datas e até permitido que Musk escolhesse o local do depoimento, com o bilionário afirmando aos legisladores que não compareceria a sessão alguma.

Nos papeis também constam falas do executivo afirmando que sofre "assédio" por parte dos responsáveis pelo inquérito, enquanto pede mais tempo para que sua defesa analise novos documentos relacionados ao caso. Segundo a SEC, as constantes negativas fizeram com que a via jurídica se tornasse o único caminho para garantir a presença de Musk no processo.

A primeira audiência sobre a situação deve acontecer no dia 9 de novembro, com a expectativa sendo pela emissão de um novo mandado que obrigue o dono do X a comparecer diante da SEC. Resta saber, claro, se ele vai cumprir essa nova ordem.