Google é a empresa mais influente do Brasil, seguida por Samsung e Facebook

Por Thaís Augusto | 28 de Março de 2019 às 20h40
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Empresas de tecnologia estão entre as mais influentes para os brasileiros. Pelo menos é o que indica uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pela consultoria de pesquisa de mercado Ipsos. A Google lidera o ranking, sendo que já faz quatro anos que a gigante aparece na primeira posição.

O estudo The Most Influential Brands avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores . A Ipsos também considerada a classificação do público em 57 atributos, que analisam o impacto destas marcas na vida dos entrevistados.

A Samsung aparece em segundo lugar, seguida por nomes como Facebook e YouTube. Os resultados mostram a força das empresas de tecnologia no Brasil, pois o ranking ainda inclui duas outras gigantes de tecnologia: Microsoft (6º lugar) e Netflix (9º lugar). As demais empresas são do setor de bens de consumo: Nestlé (5º), Colgate (7º), Johnson & Johnson (8º) e Omo (10º).

"A influência é um valor intangível que as marcas têm e pode provocar mudanças em comportamentos, ações ou opiniões. As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem um forte relacionamento emocional. Eles não podem imaginar as suas vidas sem essas marcas", afirmou o chefe de estratégia de marketing para América Latina da Ipsos, Alan Liberman.

A pesquisa é dividida em cinco dimensões, que são relacionadas ao quesito influência. Em 2018, os brasileiros escolheram Liderança & Inovação (32%) como o valor mais importante de uma empresa, seguido por Confiança (30%), Presença (17%), Responsabilidade Social (16%) e Engajamento (4%).

“Liderança & Inovação e Confiança foram as dimensões mais relevantes, mostrando como os brasileiros são mais receptivos para novidades e tecnologias. A crise global das instituições leva os consumidores a cobrar mais credibilidade e confiança das marcas. Já o Engajamento, que no estudo diz respeito às interações sociais com as marcas, ficou em 5º lugar. Mesmo com grande parte dos brasileiros nas redes sociais, este dado aponta que existem muitas oportunidades para o crescimento das empresas nessa dimensão”, ressaltou Liberman.

Confira o ranking completo das empresas, na comparação com os dados do ano anterior:

The Most Influential Brands 2018 Empresa The Most Influential Brands 2017
Empresa
Google Google
Samsung Facebook
Facebook Samsung
YouTube Microsoft
Nestlé YouTube
Microsoft Netflix
Colgate Nestlé
Johnson & Johnson MasterCard
Netflix Havaianas
10º Omo 10º Danone

"A mudança nas posições não quer dizer que as empresas deixaram de fazer alguma coisa importante no ano, mas sim que outras também se destacaram”, comentou Liberman.

O estudo The Most Influential Brands é realizado em 17 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou 1.030 pessoas por meio de um painel online, entre 23 de novembro e 17 de dezembro de 2018.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.