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Google deve cortar verba do marketing pela metade no segundo semestre deste ano

Por| 23 de Abril de 2020 às 21h20

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9to5Google
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A crise econômica causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) começa a mostrar seu impacto nas gigantes de tecnologia, especialmente nos próximos meses. Segundo email recebido por funcionários, o Google deve cortar os orçamentos pela metade no segundo semestre deste ano, tanto para os colaboradores de período integral quanto os terceirizados.

"Há cortes no orçamento e congelamentos de contratações acontecendo no marketing e no Google. Nós, junto com o restante do marketing, fomos solicitados a reduzir nosso orçamento em cerca de metade para o H2 (segundo semestre”, diz a mensagem, de acordo com fontes da CNBC. As medidas vêm uma semana depois que o CEO da Alphabet (empresa materna do Google), Sundar Pichai, afirmou que o Gigante das Buscas reteria alguns de seus investimentos pelo resto do ano, especialmente no setor de contratações, devido às paralisações de negócios por conta da COVID-19.

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Também nos dias anteriores, a empresa teria começado a congelar os recursos de treinamento de habilidades para muitos de seus trabalhadores. Há uma grande expectativa para saber a situação atual do grupo, o que deve acontecer no balanço de resultados do segundo trimestre, agendado para a próxima terça-feira (28).

Google admite que vai “diminuir o ritmo de contratações”

Na semana passada Pichai disse que apenas falou em “recalibrar o marketing essencial não comercial” e “desacelerar significativamente” as contratações. Por isso, essa nova mensagem recebida por diretores internos teria sido um tanto quanto drástica com relação às palavras antes emitidas pelo CEO.

Um porta-voz do Google disse à CNBC que a empresa não vem conduzindo um congelamento generalizado nas contratações — mas não comentou por que os executivos receberam as informações mais recentes. "Vamos desacelerar o ritmo de contratação, mantendo o impulso em um pequeno número de áreas estratégicas e integrando muitas pessoas que foram contratadas e ainda não começaram", disse em comunicado.

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Antes da pandemia, o Google esperava aumentar os gastos com marketing em relação ao ano anterior. A empresa gastou US$ 18,46 bilhões nessa seara em 2019, de acordo com o mais recente anual. Isso inclui gastos com publicidade e promoção relacionados a produtos e serviços, além de remuneração para funcionários em vendas. No ano passado, a companhia aumentou o número de funcionários em pelo menos 15%, com despesas de publicidade e promoção com um montante de US$ 402 milhões.

"Como delineamos na semana passada, estamos reavaliando o ritmo de nossos planos de investimento para o restante de 2020 e focaremos em um número seleto de importantes esforços de marketing. Continuamos com um orçamento de marketing robusto, principalmente em digital, em muitas áreas de negócios", completou a resposta do Google.

Fonte: CNBC