Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GitHub lista as linguagens de programação mais usadas em 2022

Por| 01 de Fevereiro de 2023 às 18h20

Link copiado!

Kevin Ku/Unsplash
Kevin Ku/Unsplash

A cada temporada que passa, o Brasil segue entre os países com um número cada vez maior de profissionais dedicados à programação. Segundo o GitHub, que recentemente chegou aos 100 milhões de usuários ativos, muitos dos 20 milhões de novos integrantes vieram de nosso país — os programadores brazucas formam a terceira maior comunidade de fora dos Estados Unidos na plataforma de desenvolvimento, atrás somente de Índia e China.

E, para entender quais são as ferramentas mais utilizadas por todo esse contingente, o relatório sobre código aberto Octoverse 2022, realizado pelo próprio GitHub, classificou as principais linguagens de programação do mundo e as que mais crescem.

De acordo com a lista, JavaScript permaneceu como a mais utilizada em todo o mundo, pelo oitavo ano consecutivo. Python e Java também se mantiveram em segundo e terceiro lugares, com Typescript e C# completando o ranking das cinco principais linguagens de programação.

Continua após a publicidade

Abaixo está o ranking e as características de cada linguagem de programação:

1 - JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação universal e multiplataforma, o que a torna especialmente procurada para aprendizado de máquina e aplicações de inteligência artificial — dois temas bastante em alta atualmente. Ela também permite um rápido tempo de desenvolvimento, fornecendo um loop iterativo para fácil depuração em uma estrutura sólida.

2 - Python

Continua após a publicidade

Desenvolvida por Guido van Rossum no final dos anos 1980 para substituir a ABC, o Python foi projetado para ser facilmente lida por pessoas programadoras e continuou ganhando popularidade devido à sua grande versatilidade, desde o desenvolvimento, até educação, aprendizado de máquina e ciência de dados — teve um aumento de uso de 22,5% no GitHub, em relação a 2021.

3- Java

Muitos apostam na morte desta linguagem há anos, mas ela continua sendo atualizada e amplamente utilizada, desde seu lançamento, em 1995. Foi originalmente desenvolvida como uma alternativa às linguagens de programação C/C++, e agora é usada principalmente para construir aplicações web, desktop, mobile e embarcadas — é de propriedade e licenciada pela Oracle, com implementações open source e gratuitas disponíveis.

4- Typescript

Continua após a publicidade

Linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Microsoft e lançada pela primeira vez em 2012, foi projetada para adicionar segurança de tipos ao JavaScript e, ao mesmo tempo, ser o mais próximo possível da sintaxe e semântica do padrão ECMAScript. É um super conjunto sintático da linguagem de programação JavaScript — todo código-fonte JavaScript válido também é código fonte TypeScript válido, mas não vice-versa.

5 - C#

Uma linguagem de programação simples, moderna, orientada a objetos e com recursos de segurança. Por ter raízes na família de linguagens C, o C# é bastante familiar aos programadores deC, C++, e Java. Essa facilidade de comunicação e desenvolvimento faz dela uma opção importante e relativamente simples de aprender. Pode ser usada de muitas maneiras, desde plataformas web até aplicações desktop e mobile.

As linguagens que crescem mais rápido

Continua após a publicidade

O GitHub também destacou quais são as linguagens de programação que vêm crescendo mais rapidamente em 2022. A primeira nesta lista é a Hashicorp Configuration Language (HCL), que expandiu 56% no ano passado, seguida pela Rust com mais de 50% de ampliação na plataforma — entre as características que levaram a esses resultados são a segurança e confiabilidade.

TypeScript (37,8%), Lua (34,2%), e Go (28,3%) vêm em seguida. Segundo Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil, esses crescimentos estão ligados, principalmente, ao aumento do desenvolvimento de aplicações e ao trabalho baseado em nuvem.

"A Lua, que inclusive foi criada por um brasileiro, é muito utilizada em domínios de aplicação e desenvolvimento de jogos, enquanto a Go viu um grande aumento no uso provavelmente devido a sua facilidade de uso e poderosas funcionalidades no desenvolvimento em nuvem, espaços de scripting e interoperabilidade", explica.