Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GitHub lista as 5 linguagens de programação mais usadas no Brasil em 2021

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Janeiro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Christina Morillo/Pexels
Christina Morillo/Pexels

Ano após ano é possível observar crescimento no setor de desenvolvimento de software, buscando sempre profissionais aptos e adaptados a cada particularidade dos projetos. Na América do Sul isso não é diferente, mesmo com a região correspondendo a somente 6% do número total de programadores no mundo inteiro.

Conforme mostrado no relatório anual Octoverse de 2021, do GitHub, a América do Sul foi a que mais teve aumento no número de programadores no decorrer dos últimos 12 meses.

Olhando diretamente para o Brasil, é possível observar que ele é um dos países com maior crescimento anual de desenvolvedores de software, totalizando no período passado 40% de crescimento no total de usuários. E com tantos profissionais, preferências de linguagens de programação também são aparentes.

Continua após a publicidade

Com isso, o Canaltech obteve com exclusividade as cinco linguagens de programação mais usadas do Brasil durante 2021, de acordo com o GitHub. Listamos elas a seguir, em ordem decrescente de popularidade:

Javascript

JavaScript é uma linguagem de programação universal, multiplataforma e segue sendo a linguagem mais popular no mundo inteiro nos últimos sete anos, então não é surpreendente que ela também ocupe essa posição no Brasil.

A universalidade do JavaScript a torna especialmente procurada para aplicativos de machine learning e inteligência artificial. Ela também permite um tempo de desenvolvimento rápido, fornecendo um loop interativo para facilitar a depuração em uma estrutura de desenvolvimento sólida.

Continua após a publicidade

Sass CSS

Uma linguagem de extensão do CSS, a Syntactically Awesome Style Sheets (SASS, na sigla em inglês; Folhas de Estilo com uma Sintaxe Incrível, em tradução livre ), tem ganhado popularidade desde a sua criação em 2006, e ficou em segundo no ranking de linguagens de programação do Brasil em 2021, de acordo com o GitHub.

A SASS visa tornar o processo de desenvolvimento mais simples e mais eficiente, mantendo a mesma lógica do CSS (seletores, regras etc), mas de uma maneira mais organizada, intuitiva e com trechos de código facilmente reutilizáveis.

Continua após a publicidade

Blade

A terceira linguagem mais popular no Brasil, de acordo com o levantamento do GitHub, é a Blade, conhecida por aumentar a produtividade, a velocidade de codificação e a facilidade de leitura do código. É uma linguagem que enfatiza o algoritmo, por isso tem um conjunto de sintaxe bem pequeno, mas poderoso.

Por ser simples, rápida e dinâmica, a Blade permite desenvolver aplicações complexas rapidamente, assim se tornando muito visada por programadores e empresas.

Continua após a publicidade

HashiCorp Configuration Language (HCL)

A HashiCorp Configuration Language (HCL) é de configuração exclusiva, projetada para ser usada com ferramentas de software da HashiCorp. Hoje, a HCL se expandiu e já é classificada como um kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas.

Embora ela possa ser usado para criação de programas de uso geral, ela é principalmente utilizada por programadores no desenvolvimento de ferramentas de servidores, segurança e demais funções back-end.

Elixir

Continua após a publicidade

A Elixir surgiu em 2014 e é uma linguagem de programação brasileira que tem sido adotada por cada vez mais desenvolvedores ao redor do mundo, que é uma linguagem de código aberto que é executada na Máquina Virtual Erlang (Erlang VM).

O principal objetivo da Elixir é oferecer uma programação produtiva para aplicações distribuídas seguras e de fácil manutenção, potencializando os recursos da máquina virtual sobre a qual está fundada sem custos de performance.

Top 5 Mundial

Continua após a publicidade

Como explicamos no começo da matéria, o ranking acima é referente as linguagens de programação mais populares no Brasil. No mundo, o top 5 é referente, conforme mostramos a seguir, em ordem decrescente:

  • 1. Javascript
  • 2. Python
  • 3. Java
  • 4. Typescript 4
  • 5. C#

Para mais dados referentes as linguagens de programação no mundo em 2021, confira o relatório completo do GitHub.