Fim de uma era? Tim Cook pode deixar cargo de CEO da Apple em 2026, diz site
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A Apple prepara sua maior mudança de liderança em mais de uma década, de acordo com reportagem do jornal Financial Times. A empresa estuda a saída do CEO Tim Cook já em 2026, e o conselho e alto escalão teriam intensificado recentemente os preparativos para a transição.
- Tim Cook promete Siri com IA e diz que Apple está aberta a colaborações no setor
- IA não vai substituir o iPhone, afirma Tim Cook
O nome mais provável para assumir o comando da Big Tech é John Ternus, atual vice-presidente sênior de Engenharia de Hardware.
Cook, que completou 65 anos neste mês, está na liderança da Apple desde 2011, quando assumiu o lugar do cofundador Steve Jobs. Segundo fontes familiarizadas com as discussões, a transição no posto de CEO é planejada há anos, e não está relacionada ao desempenho atual da companhia.
Até o momento, a gigante da tecnologia não comentou o assunto. A expectativa é que um anúncio oficial não ocorra antes da divulgação do próximo relatório financeiro da empresa, previsto para o final de janeiro de 2026.
Um anúncio no início do ano daria à nova liderança tempo para se estabelecer antes dos principais eventos anuais da empresa, como a conferência de desenvolvedores, a WWDC, em junho, e o lançamento da nova geração do iPhone em setembro.
Quem pode ser o novo sucessor?
O nome mais cotado para a sucessão é o de John Ternus, atualmente o VP sênior de Engenharia de Hardware. Sua possível nomeação é vista como um retorno da área de hardware ao comando da fabricante do iPhone.
Em meio à atrasos da Apple em relação à inteligência artificial (IA) e da companhia buscando entrar em novas categorias de produtos, como os celulares dobráveis, o nome de Ternus, que vem de uma trajetória mais técnica, pode ser bem visto no mercado.
O executivo também teve suas responsabilidades expandidas recentemente, após a saída de outras lideranças. O próprio Tim Cook já declarou publicamente que prefere um sucessor interno, afirmando que a empresa possui “planos de sucessão bem detalhados”.
A potencial troca de comando ocorre após um ano de mudanças importantes na alta cúpula da Apple. Jeff William, diretor de Operações (COO), anunciou sua aposentadoria em julho. Além dele, Luca Maestri, diretor financeiro (CFO) e nome de confiança de Cook, deixou o cargo no início deste ano.
Durante os mais de 14 anos de Cook como CEO, a Apple viu seu valor de mercado saltar de cerca de US$ 350 bilhões para os atuais US$ 4 trilhões.
Veja também:
- Qual é o melhor iPhone para comprar na Black Friday 2025?
- iPhone Air 2 vai ter lançamento atrasado, diz Gurman
- Testamos o iPhone Air: um erro óbvio e uma grande surpresa positiva
VÍDEO: Por que o iPhone dura TANTO? O que a Apple faz de CERTO e ERRADO na durabilidade do aparelho?