Publicidade

"Eu errei", leia o comunicado de Mark Zuckerberg na íntegra

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Novembro de 2022 às 13h09

Link copiado!

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Mark Zuckerberg

Nesta quarta-feira (9), a Meta anunciou a demissão de 11 mil funcionários, cerca de 13% da sua força de trabalho. Mark Zuckerberg, CEO e fundador da empresa, compartilhou o comunicado para os funcionários comentando sobre as mudanças na operação e o que esperar para o futuro.

Confira a carta na íntegra, a seguir;

"Hoje estou compartilhando algumas das mudanças mais difíceis que fizemos na história da Meta. Decidi reduzir o tamanho de nossa equipe em cerca de 13% e dispensar mais de 11.000 de nossos talentosos funcionários. Também estamos tomando várias medidas adicionais para nos tornarmos uma empresa mais enxuta e eficiente, cortando gastos discricionários e estendendo nosso congelamento de contratações até o primeiro trimestre.

Continua após a publicidade

Quero assumir a responsabilidade por essas decisões e por como chegamos aqui. Eu sei que isso é difícil para todos, e lamento especialmente os afetados.

Como chegamos aqui?

No início do Covid, o mundo mudou rapidamente para o online e o aumento do comércio eletrônico levou a um crescimento desproporcional da receita. Muitas pessoas previram que essa seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o término da pandemia. Eu também, então, tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não aconteceu do jeito que eu esperava. Não apenas o comércio online voltou às tendências anteriores, mas a desaceleração macroeconômica, o aumento da concorrência e a perda de sinal de anúncios fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava. Eu entendi errado, e assumo a responsabilidade por isso.

Nesse novo ambiente, precisamos nos tornar mais eficientes em termos de capital. Transferimos mais recursos para um número menor de áreas de crescimento de alta prioridade, como nosso mecanismo de descoberta de IA, nossos anúncios e plataformas de negócios e nossa visão de longo prazo para o metaverso. Reduzimos custos em nossos negócios, incluindo a redução de orçamentos, redução de vantagens e redução de nossa pegada imobiliária. Estamos reestruturando equipes para aumentar nossa eficiência. Mas essas medidas por si só não vão alinhar nossas despesas com o crescimento de nossa receita, então também tomei a difícil decisão de deixar as pessoas irem.

Continua após a publicidade

Como isso vai funcionar?

Não há uma boa maneira de demitir, mas esperamos fornecer todas as informações relevantes o mais rápido possível e, em seguida, fazer o que pudermos para apoiá-los.

Todos receberão um e-mail em breve informando o que essa demissão significa para você. Depois disso, todos os funcionários afetados terão a oportunidade de falar com alguém para tirar suas dúvidas e participar de sessões de informação.

Alguns dos detalhes nos EUA incluem:

Continua após a publicidade
  • Ruptura. Pagaremos 16 semanas de salário base mais duas semanas adicionais para cada ano de serviço, sem limite.
  • Folga remunerada. Pagaremos por todo o tempo restante de folga remunerada (PTO);
  • Aquisição de RSU. Todos os afetados receberão sua aquisição de 15 de novembro de 2022;
  • Plano de saúde. Cobriremos o custo dos cuidados de saúde para as pessoas e suas famílias por seis meses;
  • Serviços de carreira. Forneceremos três meses de suporte de carreira com um fornecedor externo, incluindo acesso antecipado a oportunidades de trabalho não publicadas;
  • Apoio à imigração. Eu sei que isso é especialmente difícil se você estiver aqui com um visto. Há um período de aviso prévio antes da rescisão e alguns períodos de carência de visto, o que significa que todos terão tempo para fazer planos e trabalhar em seu status de imigração. Temos especialistas em imigração dedicados para ajudar a orientá-lo com base no que você e sua família precisam.

Fora dos EUA, o suporte será semelhante e em breve daremos seguimento com processos separados que levam em consideração as leis trabalhistas locais.

Tomamos a decisão de remover o acesso à maioria dos sistemas Meta para pessoas que saem hoje, dada a quantidade de acesso a informações confidenciais. Mas estamos mantendo os endereços de e-mail ativos ao longo do dia para que todos possam se despedir.

Embora estejamos fazendo reduções em todas as organizações da família de aplicativos e do Reality Labs, algumas equipes serão mais afetadas do que outras. O recrutamento será afetado desproporcionalmente, pois planejamos contratar menos pessoas no próximo ano. Também estamos reestruturando nossas equipes de negócios de forma mais substancial. Isso não é um reflexo do grande trabalho que esses grupos fizeram, mas do que precisamos daqui para frente. Os líderes de cada grupo agendarão um horário para discutir o que isso significa para sua equipe nos próximos dias.

Continua após a publicidade

Os colegas de equipe que nos deixarão são talentosos e apaixonados, e causaram um impacto importante em nossa empresa e comunidade. Cada um de vocês ajudou a tornar a Meta um sucesso, e sou grato por isso. Tenho certeza que vocês farão um ótimo trabalho em outros lugares.

Que outras mudanças estamos fazendo?

Eu vejo as demissões como um último recurso, então decidimos controlar outras fontes de custo antes de deixar os companheiros de equipe irem embora. No geral, isso resultará em uma mudança cultural significativa na forma como operamos. Por exemplo, à medida que reduzimos nossa pegada imobiliária, estamos migrando para o compartilhamento de mesas para pessoas que já passam a maior parte do tempo fora do escritório. Lançaremos mais mudanças de corte de custos como essa nos próximos meses.

Também estamos estendendo nosso congelamento de contratações até o primeiro trimestre com um pequeno número de exceções. Vou observar nosso desempenho comercial, eficiência operacional e outros fatores macroeconômicos para determinar se e quanto devemos retomar as contratações nesse ponto. Isso nos dará a capacidade de controlar nossa estrutura de custos no caso de uma desaceleração econômica contínua. Também nos colocará no caminho para alcançar uma estrutura de custos mais eficiente do que descrevemos para os investidores recentemente.

Continua após a publicidade

Atualmente, estou no meio de uma revisão completa de nossos gastos com infraestrutura. À medida que construímos nossa infraestrutura de IA, estamos focados em nos tornar ainda mais eficientes com nossa capacidade. Nossa infraestrutura continuará sendo uma vantagem importante para a Meta, e acredito que podemos conseguir isso gastando menos.

Fundamentalmente, estamos fazendo todas essas mudanças por dois motivos: nossa perspectiva de receita é menor do que esperávamos no início deste ano e queremos ter certeza de que estamos operando com eficiência tanto na família de aplicativos quanto nos Reality Labs.

Como avançamos?

Este é um momento triste, e não há como contornar isso. Para aqueles que estão partindo, quero agradecer novamente por tudo que vocês colocaram neste lugar. Não estaríamos onde estamos hoje sem seu trabalho duro, e sou grato por suas contribuições.

Continua após a publicidade

Para quem está ficando, sei que este é um momento difícil para vocês também. Não estamos apenas nos despedindo das pessoas com quem trabalhamos de perto, mas muitos de vocês também sentem incerteza sobre o futuro. Quero que vocês saibam que estamos tomando essas decisões para garantir que nosso futuro seja forte.

Acredito que hoje somos profundamente subestimados como empresa. Bilhões de pessoas usam nossos serviços para se conectar, e nossas comunidades continuam crescendo. Nosso núcleo de negócios está entre os mais rentáveis ​​já construídos com enorme potencial pela frente. E somos líderes no desenvolvimento da tecnologia para definir o futuro da conexão social e a próxima plataforma de computação. Fazemos um trabalho historicamente importante. Estou confiante que, se trabalharmos com eficiência, sairemos dessa crise mais fortes e resilientes do que nunca.

Compartilharemos mais sobre como operaremos como uma organização simplificada para alcançar nossas prioridades nas próximas semanas. Por enquanto, direi mais uma vez como sou grato a vocês que estão partindo por tudo o que fizeram para avançar em nossa missão.

Mark."