Publicidade

Essas são as perguntas que as big techs fazem a candidatos ao cargo de dev

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Pexels/Christina Morillo
Pexels/Christina Morillo

O sonho de muitos desenvolvedores é trabalhar em empresas como Amazon, Google, Microsoft, entre outras — corporações mundialmente conhecidas como as big techs, responsáveis por grande parte da movimentação de inovações no mundo da tecnologia. Mas como se sair bem em uma entrevista nesses lugares?

Desenvolvedores que almejam vagas em big techs podem ser expostos a questionamentos sobre linguagens de programação durante a entrevistas, mas dentro desse tema existe uma infinidade de detalhes que pode ser cobrada pelos avaliadores.

Mas existem certos padrões, com detalhes sendo cobrados de forma recorrente nas entrevistas, segundo o site Analytics Insight. Listamos os principais a seguir, confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que é uma linguagem de programação

Para abrir a conversa, é comum que as entrevistas peçam para que os candidatos expliquem as suas concepções de linguagens de programação. Porém, a pergunta pode soar como uma pegadinha.

A descrição de linguagens de programação, o termo genérico, é fixo, indicando uma série de notações ou sintaxes que podem ser interpretadas por computadores para a criação de uma aplicação. Caso o candidato responda algo muito distante disso, é possível já estar perdendo pontos.

Possíveis erros na execução e desenvolvimento de programas

Essa pergunta é usada para testar o conhecimento do candidato quanto as possibilidades de erros durante a programação e execução de uma aplicação em desenvolvimento.

A resposta são os três tipos de erros existentes no desenvolvimento, que listamos a seguir:

  • Erros lógicos: o desenvolvedor, na programação da aplicação, acabou usando funções em situações que elas não funcionam;
  • Erros de runtime: seu programa estava realizando uma operação matemática e parou de funcionarw é possível que uma função impossível tenha sido gerada durante a execução do app, como uma divisão por zero, o que bloqueia o avanço da operação do aplicativo;
  • Erros de sintaxe: esses são os mais fáceis de serem resolvidos, se resumindo a erros na escrita de funções da linguagem de programação utilizado, como uso de uma letra minúscula em um local que deveria ser maiúscula.
Continua após a publicidade

Explicações sobre testagem de software

As entrevistas em big techs também questionam bastante sobre o processo de testagem de software, pedindo para que os candidatos expliquem a importância dessa etapa do desenvolvimento, e também sobre as condições que devem ser aplicadas no ambiente para ter resultados confiáveis.

Processo de atualização e manutenção de aplicações

Entrevistadores das big techs também pedem com certa frequência para que candidatos expliquem os cuidados e o processo da manutenção e atualização de programas de computador.

Continua após a publicidade

Nesse tipo de pergunta, é importante que o candidato explique que o processo começa logo a implementação do programa no sistema da empresa, e que a procura por bugs e falhas junto do desenvolvimento e implantação de atualizações devem ser feitos com cronogramas fixos.

Especificações de linguagens de programação

Ainda nas entrevistas, candidatos podem ser questionados sobre detalhes específicos de linguagens de programação, como palavras reservadas, loops, operadores e constantes.

Continua após a publicidade

Nesses casos, é importante que além das competências de desenvolvedor, o candidato mostre também que entende o sentido de cada função presente nas linguagens, mostrando suas aplicações e até mesmo citando exemplos práticos.

Linguagens de modelagem

Outro tópico que anda aparecendo com frequência em entrevistas de big techs são as linguagens de modelagem, artifícios de programação utilizados dentro de sistemas definidos por regras claras com papéis específicos para cada componente.

Exemplos de linguagens de modelagem são os seguintes:

Continua após a publicidade
  • Business Process Modeling Notation;
  • Extended Enterprise Modeling Language;
  • Flowchart;
  • Jackson Structured Programming;
  • Systems Modeling Language;
  • Unified Modeling Language.

Fonte: Analytcs Insight