Engenheiro de IA e mais: LinkedIn revela os 10 cargos que mais crescem em SP
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi | •

O mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo se consolida como um polo de tecnologia e inteligência artificial (IA) neste ano. Segundo a lista "Empregos em Alta em 2026", divulgada pelo LinkedIn Notícias, a função de Engenheiro(a) de IA lidera o ranking de cargos com crescimento mais acelerado nos últimos três anos.
- Afinal, o que é a 'lei dos influenciadores digitais'? Entenda o que vai mudar
- Vagas em tech: 5 dicas para se preparar para processos seletivos em 2026
O levantamento destaca que cargos ligados à IA e ao desenvolvimento de software ganharam força, mas dividem espaço com posições estratégicas que orbitam esse avanço tecnológico, como advogados focados em propriedade intelectual e auditores de TI.
Os dados revelam também um cenário de disparidade de gênero nas posições técnicas de topo. Para o cargo de Engenheiro de IA, por exemplo, a contratação de homens em 2025 representou 92% do total, contra apenas 8% de mulheres. Já no cargo de Engenheiro de Software, a diferença é ainda maior, com 96% de contratações masculinas.
A flexibilidade também é um diferencial nas carreiras de tecnologia listadas. A posição líder do ranking, por exemplo, apresenta 51% de disponibilidade para trabalho remoto.
A metodologia do LinkedIn analisou milhões de vagas ocupadas por usuários entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de julho de 2025 para calcular a taxa de crescimento. Foram excluídos estágios e funções temporárias.
Confira abaixo os detalhes dos cargos em alta, quanto tempo de experiência prévia eles têm em média e a disponibilidade de trabalho remoto ou híbrido.
10 cargos que mais crescem em SP
- Engenheiro(a) de IA
- Advogado(a) de propriedade intelectual
- Consultor(a) de investimentos
- Estrategista de produtos
- Arquiteto(a) paisagista
- Gerente de auditoria
- Especialista em gestão de contas
- Auditor(a) de TI
- Gerente de comunicações corporativas
- Engenheiro(a) de software
1. Engenheiro(a) de IA
A função envolve projetar e construir sistemas que utilizam IA para análise de dados e reconhecimento de padrões. As competências mais exigidas incluem IA generativas e Grandes Modelos de Linguagem (LLM).
- Tempo médio de experiência prévia: 3,5 anos;
- Disponibilidade de home office: 51% remoto, 17% híbrido.
2. Advogado(a) de propriedade intelectual
Este profissional orienta clientes na proteção de direitos, área cada vez mais requisitada devido aos avanços tecnológicos e de criação de conteúdo — inclusive com IA. A divisão de gênero é mais equilibrada, com 58% de contratações femininas em 2025.
- Tempo médio de experiência prévia: 3,5 anos;
- Disponibilidade de home office: 60% híbrido.
3. Consultor(a) de investimentos
Responsável por auxiliar na tomada de decisões financeiras e avaliação de riscos. O setor de tecnologia e internet aparece como um dos principais contratantes para esta função, ao lado do mercado de capitais.
- Tempo médio de experiência prévia: 3,5 anos;
- Disponibilidade de home office: 62% híbrido.
4. Estrategista de produtos
O cargo define a visão e o roadmap de produtos para alinhá-los às metas de negócio. É uma posição forte no setor de tecnologia e serviços de TI.
- Tempo médio de experiência prévia: 5,3 anos;
- Disponibilidade de home office: 43% híbrido.
5. Arquiteto(a) paisagista
Focado em projetos de espaços externos que unem estética e sustentabilidade. A presença deste cargo indica uma tendência de valorização da qualidade de vida na região.
- Tempo médio de experiência prévia: 2,8 anos;
- Disponibilidade de home office: sem informação.
6. Gerente de auditoria
Supervisiona processos internos e registros financeiros para garantir conformidade regulatória. Exige um tempo médio de experiência maior que as demais posições da lista.
- Tempo médio de experiência prévia: 6,5 anos;
- Disponibilidade de home office: 67% híbrido.
7. Especialista em gestão de contas
Profissional que apoia clientes e resolve problemas para manter relacionamentos comerciais. O setor de tecnologia e internet também figura entre os que mais contratam para esta posição, além de publicidade. Também possuí maioria de mulheres (54%) contratadas em 2025.
- Tempo médio de experiência prévia: 5,1 anos;
- Disponibilidade de home office: 17% remoto, 17% híbrido.
8. Auditor(a) de TI
Analisa sistemas e controles de Tecnologia da Informação para assegurar segurança e eficiência. As competências comuns incluem COBIT, ITIL e Segurança da Informação. Assim como na engenharia de IA, a contratação é majoritariamente masculina (92%).
- Tempo médio de experiência prévia: 4,3 anos;
- Disponibilidade de home office: 33% híbrido.
9. Gerente de comunicações corporativas
Gerencia a comunicação interna e externa para preservar a reputação da marca. É o cargo que exige maior senioridade na lista.
- Tempo médio de experiência prévia: 7,3 anos;
- Disponibilidade de home office: 45% híbrido.
10. Engenheiro(a) de software
Por fim, este cargo é focado no desenvolvimento e otimização de softwares para sistemas de hardware e dispositivos embarcados. As competências principais são C++, Embedded C e Firmware.
- Tempo médio de experiência prévia: 3,7 anos;
- Disponibilidade de home office: 25% remoto, 50% híbrido.
Leia também:
- O Pix será taxado e monitorado? Receita Federal nega boatos
- De Musk a TikTok: 5 disputas no mercado tech para ficar de olho em 2026
- Bit Bus: o museu itinerante brasileiro que conta a história da informática
Ouça o Podcast Canaltech: