Empresas chinesas demitem funcionários que não se livram de seus iPhones

Por Rafael Rodrigues da Silva | 26 de Dezembro de 2018 às 11h56
Android Pit
Tudo sobre

Huawei

Desde que a CFO da Huawei foi presa no Canadá no começo do mês, diversas empresas chinesas estão demonstrando seu apoio à fabricante de smartphones ameaçando todos seus empregados que demonstram interesse em possuir um iPhone.

De acordo com uma reportagem do periódico Nikkei, diversas empresas do país têm oferecido subsídios para que seus empregados abandonem seus iPhones e adquiram modelos da Huawei. Enquanto a maior parte das companhias oferecem bancar entre 10% e 20% do valor dos aparelhos, algumas estão até oferecendo modelos da Huawei de graça para seus funcionários.

Mas outros tipos de bônus também estão sendo oferecidos. No caso da Fuchun Technology, a empresa paga a seus funcionários 500 yuan (aproximadamente US$ 72) caso eles mostrem o recibo de compra de um smartphone da Huawei. Outra situação interessante é o da cervejaria na província de Henan, que oferece a seus funcionários bebidas no valor de 30% do preço pago na compra de um smartphone da Huawei.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mas nem todas as empresas estão sendo tão “tranquilas” com seus funcionários. Uma metalúrgica de Shenzhen (mesma cidade onde a fábrica da Huawei está instalada) confiscou os aparelhos Apple de todos os seus funcionários e demitiu aqueles que não quiseram se desfazer dos dispositivos. Enquanto isso, a Yidaheng Technology avisou que irá multar os funcionários que compraram iPhones no mesmo valor pago no aparelho, enquanto a Menpad (uma empresa de tecnologia de Shenzen) afirmou que irá punir qualquer funcionário que comprar um produto da Apple.

Ainda que não se saiba exatamente qual tem sido a resposta dos funcionários a essas ofertas e ameaças, acredita-se que nenhum deles fará muito esforço para contrariar seus chefes já que, culturalmente, o iPhone deixou de ser um símbolo de ostentação e luxo no país e se tornou quase que um motivo de vergonha para seus donos.

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.