Publicidade

Drones voam o equivalente a 149 viagens da Terra até a Lua; conheça aplicações

Por| 26 de Fevereiro de 2019 às 17h57

Link copiado!

Tech This Out News
Tech This Out News

Só no ano passado, os drones em todo o mundo percorreram uma distância equivalente a 149 viagens da Terra até a Lua. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela DJI, empresa que comercializa os equipamentos em nível global.

Estimativas do mercado apontam que existem mais 100 mil drones no Brasil, entre os de uso recreativo e profissional. A maioria (cerca de 40%) é utilizada na agricultura para o mapeamento de terra, por exemplo.

Mas há outras utilidades: por aqui, o governo também fez uso dos equipamentos durante a Copa do Mundo de 2014 para reforçar a segurança. Com a startup SMX Systems, a tecnologia funciona para a entrega de medicamentos no interior do país e em áreas rurais.

Em 2016, o mercado de drones movimentou cerca de R$ 200 milhões no Brasil, onde os equipamentos começaram a se popularizar em 2013.

Continua após a publicidade

Os drones da DJI totalizaram 13,8 milhões de horas de voo no ano passado. Isso equivale a 1.578 anos. A empresa reuniu as informações a partir de registros compartilhados voluntariamente por usuários.

Um deles chegou até a operar um drone durante 310 dias do ano. Foi, sem surpresas, o recorde de frequência. Mas ele ficou para trás no quesito distância percorrida: um piloto conseguiu acumular 18.409 km – é o mesmo que 438 maratonas.

Em 2018, ainda foram criados 12 vídeos com drones por minuto. Ao todo, os usuários editaram 6,3 milhões de vídeos no aplicativo da empresa.

O modo de voo mais utilizado pelos usuários foi o Active Track, que segue o alvo escolhido durante o trajeto. É recomendado para fotógrafos aéreos. Outras aplicações citadas foram o Quickshot e o Tripod Mode, modos de voo inteligente que podem ser usados dentro de caso ou em locais apertados e de pouca mobilidade.

Continua após a publicidade

Drones pelo mundo

A Amazon passou a testar o seu serviço de entregas por drone em 2016. A ideia é viabilizar o transporte de produtos de até 2,27 kg em 30 minutos. A empresa afirma que está testando o Prime Air em diversas localidades, mas não revela detalhes.

Apesar da tecnologia, o drone da Amazon ainda não consegue enfrentar condições climáticas adversas como chuva e neve. Mas o equipamento conta com a tecnologia “sentir e desviar”, que evita contato físico com objetos no espaço aéreo e no chão.

Continua após a publicidade

A Uber é outra grande empresa testando a tecnologia. Ela quer criar um drone para entrega de comida na Califórnia, Estados Unidos. O objetivo também é agilizar as entregas com tempo limite de 30 minutos. “Nós precisamos de hambúrgueres voadores”, brincou o CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, durante uma conferência da Uber em Los Angeles.

O projeto da Uber faz parte de um programa de testes comerciais de drones aprovado pelo governo federal dos Estados Unidos. A Apple também foi selecionada para os testes, mas os planos da Maçã são mais singelos: a empresa estuda usar a tecnologia para melhorar as imagens de seus mapas.

Na África, empresas procuram usar drones para a entrega de medicamento em áreas de díficil acesso. A startup Zipline tem parceria com o governo de Ruanda para a distribuição de remédios e sangue em hospitais de áreas rurais, de acordo com a BBC. Assim, o tempo de entrega passaria de horas para minutos.

Na China, o drone também propõe aplicações inovadoras, como o transporte de pessoas. Os testes já começaram com mais de 400 mil equipamentos.

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações da DJI e da BBC