Publicidade

Dona do iFood compra Decolar por quase US$ 2 bilhões; veja o que muda

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

A reta final de 2024 contou com mais uma grande aquisição no mercado: a empresa Prosus, controladora de marcas como iFood, OLX Brasil e Sympla, anunciou um acordo definitivo nesta segunda-feira (23) para a compra da agência de viagens online Despegar, responsável pela Decolar Brasil. O valor da negociação é de US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 10,5 bilhões em conversão direta).

De acordo com comunicado oficial da neerlandesa Prosus, o valor equivale a US$ 19,50 (cerca de R$ 120) por ação, um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento das ações da Despegar na última sexta-feira (20). 

A proposta foi aprovada de forma unânime pelo conselho administrativo da agência de viagens e deve ser concretizada no final do primeiro semestre de 2025, após passar pela aprovação dos investidores e de órgãos regulatórios.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para o CEO da Prosus, Fabricio Bloisi, a aquisição segue uma estratégia de criar um ecossistema de negócios de alta qualidade no mercado latino-americano. "A Despegar é uma empresa altamente lucrativa, com uma posição de mercado atrativa e uma equipe de gestão experiente – tornando-a uma adição natural à nossa presença na América Latina".

Bloisi também pontuou a oportunidade de usar tecnologias como inteligência artificial (IA) para aumentar o crescimento da detentora da Decolar. 

“Nós vamos acelerar o crescimento da Despegar aproveitando os extensos pontos de contato com o cliente em nosso portfólio, juntamente com nossa experiência operacional e recursos avançados de IA”, comentou o CEO da Prosus.

O CEO da Despegar, Damián Scokin, destacou a experiência da Prosus na América Latina e disse que a empresa é “o parceiro ideal para impulsionar a próxima fase de crescimento” da companhia.

“Para os nossos clientes, isso significa acesso a um portfólio ampliado de serviços, melhores experiências, maiores benefícios de fidelização e soluções mais completas e adaptadas às suas necessidades. A Prosus tem um histórico comprovado de construção de empresas líderes em tecnologia em todo o mundo, e seu profundo conhecimento do ecossistema latino-americano os posiciona de maneira única para impulsionar nossa próxima fase de crescimento”, comentou Scokin.

O que muda para as plataformas?

Ainda é cedo para determinar mudanças concretas nos produtos da Despegar, mas a expectativa da Prosus é integrar os serviços da companhia, incluindo a marca Decolar, em seu ecossistema de empresas.

Continua após a publicidade

A Despegar foi fundada na Argentina em 1999 e atualmente opera em 19 mercados sul-americanos, com o Brasil sendo o maior deles. Em comunicado a investidores, a Prosus informou que pretende “criar sinergias” entre a Despegar e outros produtos regionais, incluindo o serviço de entregas iFood e a gerenciadora de eventos Sympla. 

Para a marca Decolar, a nova aquisição pode ampliar as oportunidades tecnológicas e integrar o serviço a um ecossistema consolidado, principalmente na América Latina. Já a Prosus tem a vantagem de ingressar no mercado de agências de viagens com um dos principais nomes do segmento.

Vale reforçar que a transação ainda passará por etapas tradicionais de fechamento, então outras novidades na Despegar devem surgir somente a partir do segundo semestre do ano que vem.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: LUZ AZUL ATRAPALHA O SONO? | Curiosidades