Dona do iFood compra Decolar por quase US$ 2 bilhões; veja o que muda
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

A reta final de 2024 contou com mais uma grande aquisição no mercado: a empresa Prosus, controladora de marcas como iFood, OLX Brasil e Sympla, anunciou um acordo definitivo nesta segunda-feira (23) para a compra da agência de viagens online Despegar, responsável pela Decolar Brasil. O valor da negociação é de US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 10,5 bilhões em conversão direta).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- iFood lança retrospectiva de 2024 com pratos mais pedidos; veja como fazer
- Como comprar viagens na Decolar para pagar no boleto
De acordo com comunicado oficial da neerlandesa Prosus, o valor equivale a US$ 19,50 (cerca de R$ 120) por ação, um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento das ações da Despegar na última sexta-feira (20).
A proposta foi aprovada de forma unânime pelo conselho administrativo da agência de viagens e deve ser concretizada no final do primeiro semestre de 2025, após passar pela aprovação dos investidores e de órgãos regulatórios.
Para o CEO da Prosus, Fabricio Bloisi, a aquisição segue uma estratégia de criar um ecossistema de negócios de alta qualidade no mercado latino-americano. "A Despegar é uma empresa altamente lucrativa, com uma posição de mercado atrativa e uma equipe de gestão experiente – tornando-a uma adição natural à nossa presença na América Latina".
Bloisi também pontuou a oportunidade de usar tecnologias como inteligência artificial (IA) para aumentar o crescimento da detentora da Decolar.
“Nós vamos acelerar o crescimento da Despegar aproveitando os extensos pontos de contato com o cliente em nosso portfólio, juntamente com nossa experiência operacional e recursos avançados de IA”, comentou o CEO da Prosus.
O CEO da Despegar, Damián Scokin, destacou a experiência da Prosus na América Latina e disse que a empresa é “o parceiro ideal para impulsionar a próxima fase de crescimento” da companhia.
“Para os nossos clientes, isso significa acesso a um portfólio ampliado de serviços, melhores experiências, maiores benefícios de fidelização e soluções mais completas e adaptadas às suas necessidades. A Prosus tem um histórico comprovado de construção de empresas líderes em tecnologia em todo o mundo, e seu profundo conhecimento do ecossistema latino-americano os posiciona de maneira única para impulsionar nossa próxima fase de crescimento”, comentou Scokin.
O que muda para as plataformas?
Ainda é cedo para determinar mudanças concretas nos produtos da Despegar, mas a expectativa da Prosus é integrar os serviços da companhia, incluindo a marca Decolar, em seu ecossistema de empresas.
A Despegar foi fundada na Argentina em 1999 e atualmente opera em 19 mercados sul-americanos, com o Brasil sendo o maior deles. Em comunicado a investidores, a Prosus informou que pretende “criar sinergias” entre a Despegar e outros produtos regionais, incluindo o serviço de entregas iFood e a gerenciadora de eventos Sympla.
Para a marca Decolar, a nova aquisição pode ampliar as oportunidades tecnológicas e integrar o serviço a um ecossistema consolidado, principalmente na América Latina. Já a Prosus tem a vantagem de ingressar no mercado de agências de viagens com um dos principais nomes do segmento.
Vale reforçar que a transação ainda passará por etapas tradicionais de fechamento, então outras novidades na Despegar devem surgir somente a partir do segundo semestre do ano que vem.
Leia também:
- Qual o horário de funcionamento dos bancos no fim de ano?
- Pix em 2024 teve novas regras e pagamento por aproximação: relembre 7 novidades
- X bloqueado no Brasil e mais: 6 polêmicas do mundo da tecnologia de 2024
VÍDEO: LUZ AZUL ATRAPALHA O SONO? | Curiosidades