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Dia das Crianças | Produtos mais cobiçados ficarão mais caros em 2022

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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Pexels/cottonbro
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Alguns dos produtos mais cobiçados para o Dia das Crianças, como calçados, brinquedos e sorvetes, estarão mais caros em 2022. Segundo dados de um estudo da corretora de ações XP Investimentos, a “inflação do Dia das Crianças” deste ano está em 13,7%, quase o dobro da inflação geral para o período, que foi de 7,96% em 12 meses até a prévia de setembro.

Entre os produtos que mais subiram, estão os brinquedos, que tiveram alta de 20,3% entre janeiro e setembro. Entre os produtos que mais subiram, os passatempos infantis só ficaram atrás das passagens aéreas, que tiveram um aumento de 74,9%, dos pacotes turísticos, que tiveram alta de 23,2%, e dos custos com hospedagem, que aumentaram 22,2%.

Calçados, roupas e sorvetes estão mais caros no Dia das Crianças

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Os sapatos infantis também subiram acima da inflação geral de produtos, com um aumento de 18% no valor até aqui. O valor de sorvetes comprados em restaurantes, sorveterias e afins subiu 16,8%, enquanto o mesmo produto quando vendido em supermercados subiu 16%. As roupas infantis também tiveram um aumento significativo, com alta de 14,3%.

Como este é o primeiro Dia das Crianças do que tem se convencionado chamar de pós-pandemia, era esperado que muitos estabelecimentos aumentassem seus preços para além da subida dos custos. Para efeito de comparação, a “inflação do Dia das Crianças” de 2021 foi de 10,2%, ou seja, 3,7% menor do que o previsto para este ano.

Mesmo com altos preços, pais querem gastar mais no Dia das Crianças

Embora os preços estejam maiores em 2022, a projeção é que os pais gastem mais com seus filhos este ano. Segundo dados da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar em torno de R$ 8 bilhões este ano, com o segmento de vestuário e calçados sendo o que puxará as vendas, com 29% do total para o período.

O Dia das Crianças é a terceira data mais importante do ano para o varejo, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. A data é a única que aquece o setor de forma relevante entre o Dia dos Pais, em agosto, e a temporada de promoções de fim de ano, que começa na Black Friday, na última semana de novembro, e vai até o Natal, no penúltimo fim de semana de dezembro.

Fonte: G1