Copilot Studio usa IA para criar fluxos de trabalho personalizados
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft anunciou o lançamento de uma solução da IA para ampliar os recursos do Copilot e conectar o assistente com plugins, GPTs e outros bancos de dados customizáveis. O Microsoft Copilot Studio permite que empresas e indústrias personalizem fluxos de trabalho para seus negócios e criem ambientes dedicados para realizar tarefas variadas.
Segundo a Big Tech, a ferramenta pode ser usada para atender cenários exclusivos das empresas, como gerenciamento de despesas, integração de RH ou mudança processual em um departamento. A aplicação apresenta também uma central de controle para administrar os fluxos e acompanhar as atividades pelo Copilot.
"Conforme a IA generativa é aprimorada, também aumenta a demanda por ferramentas inventivas para tornar o processo mais simples e acessível a organizações ao redor do mundo", explica a Microsoft. "O Copilot Studio vai permitir que você crie experiências de IA conversacional transformativas que vão gerar resultados comerciais e permitir que você extraia mais valor do Copilot no Microsoft 365", finaliza.
Como funciona o Microsoft Copilot Studio
O Microsoft Copilot Studio pode ser utilizado para integrar dados e aplicações em uma experiência unificada ou criar fluxos de trabalho personalizados para os negócios, com fácil configuração e pouco uso de código de programação.
Através de uma interface gráfica intuitiva ou com uso de linguagem natural, as empresas podem vincular suas fontes de dados — como CRM e ERP — e associar mais de mil conectores de integração — como SAP, Workday ou ServiceNow — para configurar uma experiência expandida do Copilot.
Além de ampliar as capacidades do Copliot, a ferramenta possibilita a criação de um assistente de IA personalizado para cada negócio sem a necessidade de treinar um modelo de linguagem próprio.
O Copilot Studio oferece recursos para criar fluxos de trabalho bem variados — desde um mecanismo para acompanhar a jornada dos clientes em um site até a leitura de rendimentos em um relatório empresarial.
Segundo a Microsoft, não há limite para as possibilidades de uso do Copliot Studio. A ferramenta pode ser utilizada pelas empresas para aplicar IA e automação em diferentes setores e em qualquer escala.
Gerenciamento dos fluxos
Com a proposta de ser uma solução SaaS completa para as empresas, o Copilot Studio apresenta uma central de administração que permite visualizar e controlar os fluxos de trabalho, monitorar o uso, gerenciar os acessos, definir políticas e proteger os dados da companhia.
A ferramenta conta também com integração com os serviços Azure, modelos de IA da Power Platform e o recém-anunciado serviço GPTs da OpenAI — que possibilita a criação de chatbots no estilo do ChatGPT com definições personalizadas.
De acordo com a Microsoft, no centro do Copilot Studio está a capacidade de conectar todas as fontes de dados de uma empresa e atuar com automação integrada de processos e tarefas específicas — tudo dentro do contexto do assistente Copilot.
O Copilot Studio foi liberado para teste gratuito para as empresas com acesso através do site oficial da Microsoft.