Como proteger o seu cartão de crédito em compras online

Por Dimitri Pereira

Não há sensação melhor do que achar aquele produto que você namorava há tempos em promoção em algum site da internet... mas também não há nada pior do que a sensação ao ser vítima de fraudes de cartão de crédito. As compras online se tornaram uma ótima opção para quem quer achar uma oferta com o preço mais em conta, mas esse aumento nas transações de cartão de crédito online também fez crescer o número de pessoas interessadas em seus dados bancários que viram essa mudança como uma mina de ouro.

Com a cada vez mais comum série de violações de dados em compras virtuais, é sempre bom estar alerta sobre o uso do seu cartão de crédito. Em linhas gerais, você vai aprender algumas dicas específicas sobre cartões de crédito e compras online que você deve ter em mente:

Só faça compras com o seu cartão de crédito em sites seguros

Cuidado com as super ofertas! Esta é uma armadilha perigosa! Apesar das compras online às vezes surpreenderem por preços bem baixos, se você não conhecer a loja, tenha um pé atrás, não arrisque. Procure antes por uma conexão HTTPS na URL, bem como um ícone de cadeado ou outro certificado de segurança digital para garantir que você vai digitar seus dados em um site que vai criptografar sua transação do início ao fim. Nunca envie suas informações de cartão de crédito por email.

Compre um cartão pré-pago para fazer suas transações online

Para as pessoas que preferem manter as compras online separadas das transações de cartão de crédito físicas, uma alternativa é o uso de cartões pré-pagos. Considere essa alternativa! estes cartões podem ser comprados online ou em alguma loja tradicional varejista por um preço bem baixo.

Os cartões de crédito pré-pagos permitem que você carregue uma quantidade de dinheiro no momento da compra. As vantagens são bem grandes quando se trata de usá-los em compras online, mas o inconveniente é que mesmo os detalhes do cartão pré-pago são comprometidos em algum lugar ao longo da cadeia e há um limite para a quantidade de dinheiro que ele suporta.

Alguns bancos e instituições financeiras permitem que você gere um número de cartão de crédito virtual para concluir as compras. Este número é geralmente de uso único, que você pode usar no lugar do seu número regular.

Fique atento a transações incomuns em seu extrato do cartão de crédito

Muitos bancos possuem sofisticados sistemas de monitoramento 24/7 destinados a detectar fraudes em compras não autorizadas. É importante sempre ficar de olho no extrato online ou no de papel. Se encontrar algo supeito, informe seu banco imediatamente.

Ative uma camada adicional de segurança ao seu cartão de crédito

Muitos cartões de crédito possuem uma camada de segurança adicional que não pode ser ativada por modo padrão. A MasterCard, por exemplo, tem um produto chamado SecureCode, que é um código privado que você usa cada vez que faz uma transação em um site suportado e não será divulgado ao vendedor.

A Verified by Visa, por outro lado, envia uma mensagem pessoal que te informa quando você está fazendo uma transação, bem como uma senha para autorizar sua compra. Verifique se seu banco ou instituição financeira dispõe de uma dessas opções. A verificação do SecureCode você encontra aqui, enquanto a verificação do Visa pode ser encontrada na página Visa.

Além dessas alternativas, alguns bancos podem também ter o seu próprio sistema de verificação que funciona no lugar do SecureCode ou do Verifield by Visa. Pode ser o envio de um único PIN para o seu telefone, ou o envio de um código de segurança com com essa segunda camada de autorização também para o seu telefone.

Verifique com seu banco ou instituição de crédito quais outras proteções que eles podem te oferecer para garantir que seus dados não serão comprometidos. Ambos, MasterCard e Visa, oferecem zero responsabilidade sobre a proteção contra transações fraudulentas, tanto para uso online quanto para uso offline.

Verifique as configurações do seu navegador

Desative as configurações de preenchimento automático do seu navegador para evitar que ele armazene os dados do seu cartão de crédito ou informações de identificação pessoal.

No Chrome:

1. vá em "Configurações" e selecione "Mostrar Configurações Avançadas"

chrome cartão credito

2. Sob a seção "Senhas e formulários", clique em "Gerenciar configurações do preenchimento automático"

chrome cartão credito
chrome cartão credito

3. Exclua todas as informações do cartão de crédito que foram automaticamente armazenadas e, em seguida, desmarque a opção "Ative o preenchimento automático para preencher formulários da web com apenas um clique".

No Mozilla Firefox:

1. Clique no botão Menu e selecione "Opções"

firefox cartão de crédito

2. Encontre o painel "Privacidade" e, na caixa "Histórico", role para baixo.

3. Escolha "Nunca memorizar".

firefox cartão de crédito

No Safari:

1. Encontre "Preferência" e clique na guia "Preenchimento automático".

2. Em seguida, desmarque as opções para lembrar os dados do formulário, incluindo a opção cartão de crédito.

No Internet Explorer:

1. Clique em "Configurações" e escolha "Opções de Internet".

internet explorer cartão crédito

2. Na guia "Conteúdo", clique em "Configurações" ao lado da seção "Usar o preenchimento Automático embutido no Explorador de Arquivos e na Caixa de Diálogo Executar" e a desmarque. Depois clique em "Ok" para salvar a nova configuração.

internet explorer cartão crédito

Seja sensato sobre como e onde usa o seu cartão

Reduza as chances de se tornar vítima de uma violação em larga escala não permitindo que a loja armazene os seus dados de cartão de crédito quando a opção existir. Digite todos os seus dados de cartão de crédito cada vez que fizer uma nova compra, mesmo que no mesmo site.

Além disso, é importante usar uma senha diferente para cada cadastro em cada site que fizer compras, ainda mais se você faz compras sempre pelo mesmo email.

Outra coisa bem óbvia para se prestar atenção é a localização física onde você se encontra ao inserir os detalhes do seu cartão de crédito. Não digite seus dados em locais públicos onde as pessoas possam ver sua tela, como por exemplo no transporte público. Você nunca sabe quem está por perto.

Você já teve o seu cartão clonado por conta de compras online? Compartilhe sua experiência conosco. Deixe um comentário.