Publicidade

Bill Gates acusa Musk de matar crianças pobres e anuncia fim de sua fundação

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Reprodução/Wikimedia Commons
Reprodução/Wikimedia Commons

Bill Gates acusou Elon Musk de "matar as crianças mais pobre do mundo" por conta das ações de desmantelamento e cortes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês). O cofundador da Microsoft fez o depoimento ao jornal Financial Times nesta quinta-feira (8) e também anunciou fim de sua fundação em 2045. 

A acusação feita pelo bilionário são feitas após o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Musk, tentar fechar a USAID — que era responsável por grande parte da ajuda humanitária global — em fevereiro de 2025. Depois disso, um juiz federal bloqueou indefinidamente o desmantelamento da agência. 

“A imagem do homem mais rico do mundo matando as crianças mais pobres do mundo não é bonita”, afirmou Gates durante a entrevista.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A crítica de Gates perpassa a rapidez que os cortes feitos pelo Doge foram feitos e deixaram alimentos e medicamentos vitais vencidos nos armazéns. Tal fator, segundo o bilionário, pode causar o ressurgimento de doenças como sarampo, HIV e poliomielite.

Fim da Fundação Gates

Gates também anunciou o fim da Fundação Gates em 2045. O confundador da Microsoft falou sobre o plano de acelerar suas doações filantrópicas nos próximos 20 anos para finalização a organização. 

Neste período, em contrapartida aos cortes feitos pelo DOGE, Bill Gates estima que sua fundação investirá mais de US$ 200 bilhões em saúde, desenvolvimento e educações globais.

Ele justifica a aceleração de investimento para ter mais impacto e potencial de soluções definitivas, como erradicação da poliomelite e cura do HIV. 

"As pessoas dirão muitas coisas sobre mim quando eu morrer, mas estou determinado que 'ele morreu rico' não seja uma delas. Há problemas urgentes demais para resolver para que eu possa me apegar a recursos que poderiam ser usados ​​para ajudar as pessoas", relata Gates em seu blog pessoal. 

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Por que as gigantes de tecnologia aparecem em casos antitruste? O que é isso e o que significa?

Fonte: Financial Times