Big techs podem ser taxadas na Europa se não houver acordo com EUA sobre tarifas
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi |

A União Europeia poderá implantar medidas comerciais maiores e que podem atingir, principalmente, um imposto sobre receitas de publicidade digital a Big Techs, como Meta, Google, Apple e Facebook se não houver negociações efetivas com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A fala partiu de uma entrevista da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao jornal Financial Times nesta quinta-feira (10).
- Samsung aposta na produção nacional para driblar tarifas de Trump, afirma marca
- Tarifas de Trump podem abalar a indústria espacial global: "todos perdem"
Durante o posicionamento, von der Leyen realçou que os países do bloco europeu buscam um acordo "completamente equilibrado" com o governo dos EUA durante o período de pausa de 90 dias no tarifaço aplicado por Trump.
Mas ela aponta que, caso as negociações não obtenham um bom resultado, o bloco poderá incluir tarifas sobre o comércio de serviços entre os EUA e a UE. "Um exemplo poderia ser uma taxa sobre receitas de publicidade de serviços digitais", adicionou a presidente ao jornal.
O recurso seria uma tarifa aplicada em todo mercado único. Esse fator difere dos impostos sobre vendas digitais, que são impostos individualmente pelos estados membros.
Tais regulamentações aplicam impostos efetivos para a atuação das Big Techs no bloco, discussão que é um ponto de atenção entre as autoridades do governo americano.
UE não irá revisitar regulamentações sobre conteúdo digital
A União Europeia possui normativas rígidas sobre as atividades digitais no bloco. E, no que tange as grandes empresas de tecnologia, a presidente da Comissão descartou revisar regulamentações da UE sobre conteúdo digital e poder de mercado.
Segundo von der Leyen, essas normativas são "intocáveis" para o bloco.
Leia mais:
- Celular mais barato da Samsung agora tem versão 5G por menos R$ 900
- Tarifas dos EUA não devem impactar lançamento do Switch 2 no Brasil
- Trump pressiona China, e Brasil pode ter boom de 30% na indústria de celulares
VÍDEO: Tudo de tecnologia ficará mais caro no mundo todo? iPhone 17 e Nintendo Switch 2?