Publicidade

Bezos está de volta: bilionário assume cargo de CEO de startup de IA, diz jornal

Por  | 

Compartilhe:
Daniel Oberhaus/Wikimedia Commons
Daniel Oberhaus/Wikimedia Commons

Jeff Bezos, cofundador da Amazon, está de volta a um cargo operacional pela primeira vez desde que deixou o comando da varejista em 2021. De acordo com o jornal New York Times, o bilionário será co-CEO de uma startup de inteligência artificial (IA) chamada Project Prometheus. 

A empresa foca na aplicação de IA nos setores de engenharia e fabricação de produtos como computadores, automóveis e naves espaciais. 

A Project Prometheus já nasce com grandes expectativas ao seu redor. A startup obteve US$ 6,2 bilhões em financiamento, com uma parte vinda do próprio Bezos, e é uma das companhias em estágio inicial mais bem financiadas do mundo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Este será o primeiro cargo operacional de Bezos desde que deixou o cargo de CEO da Amazon em julho de 2021. O bilionário é ativamente envolvido com sua empresa espacial, a Blue Origin, porém seu título oficial na companhia é de fundador, e não um cargo de gestão diária.

Quem está com Bezos?

Dividindo o cargo de CEO da Project Prometheus junto de Jeff Bezos está Vik Bajaj.

O executivo é um físico e químico com passagens nas áreas de inovação de diversas gigantes da tecnologia.

Bajaj trabalhou no Google X, laboratório de projetos de alto risco da Alphabet, conhecido como “Moonshot Factory” e que deu origem a projetos como os carros autônomos da Waymo. 

Ele também fundou a Verily, braço de ciências biológicas da Alphabet.

Project Prometheus vêm forte

Apesar de ainda estar em fase inicial, a Project Prometheus já contratou cerca de 100 funcionários. Segundo o New York Times, a equipe conta com pesquisadores vindos de grandes players do mercado, como OpenAI, Google DeepMind e Meta

Continua após a publicidade

Com sua nova startup, Bezos entra em um mercado de IA com grande concorrência. A empresa disputará espaço com empresas como OpenAI, que é apoiada pela Microsoft, o Google e também a Meta. Sem considerar a OpenAI, todas as empresas estão entre as dez mais valiosas do mundo atualmente.

A proposta da Project Prometheus é ir além de chatbots tradicionais. A empresa mira em modelos de IA capazes de aprender com dados físicos do mundo real, e acelerar a produção industrial. 

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Apple vs Samsung - o que a guerra dos consoles nos ensina sobre concorrência