Publicidade

Banco Central adia implementação da terceira fase do open banking

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Agosto de 2021 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) informou na última sexta-feira (27) que adiou o início da terceira fase da implementação do open banking, marcada inicialmente para esta segunda-feira (30). Agora, as instituições bancárias vão ter até o dia 29 de outubro deste ano para permitir o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento e o encaminhamento de proposta de operação de crédito entre diferentes empresas.

Em uma nota publicada em seu site, o BC afirmou que adiou a data pela “necessidade de ajustes nas especificações técnicas, que comprometeram o prazo para realização de testes para a certificação das instituições”. Segundo os planos da instituição, a terceira fase do open banking conta com as seguintes etapas:

  • 29 de outubro: pagamentos com PIX;
  • 15 de fevereiro de 2022: pagamentos com TEDs e transferências entre contas da mesma instituição;
  • 30 de março de 2022: encaminhamento da proposta de crédito;
  • 30 de junho de 2022: pagamentos com boletos;
  • 30 de setembro de 2022: pagamentos com débito em conta.
Continua após a publicidade

Com a adoção do Open Banking, o Banco Central pretende facilitar a vida de consumidores, que poderão transitar entre serviços de diferentes instituições bancárias com mais facilidade. Com a adoção do encaminhamento da proposta de crédito, por exemplo, uma pessoa poderá fazer de uma só vez solicitações de empréstimos e financiamentos a diversos bancos, financeiras e cooperativas. A primeira novidade que deve chegar aos consumidores é a possibilidade de usar o PIX como forma de pagamento integrada entre diferentes instituições.

Essa não é a primeira vez que o BC é forçado a adiar datas de implementação da tecnologia: a primeira fase inicialmente deveria passar a funcionar em novembro de 2020, mas só foi implementada em fevereiro deste ano. O mesmo aconteceu com a segunda fase que, prevista inicialmente para o dia 15 de julho, entrou em vigor no dia 13 de agosto.

Continua após a publicidade

Até o momento, permanece marcada para dezembro deste ano a Fase 4 do Open Banking no Brasil, que prevê o compartilhamento de dados e serviços relacionados a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência. Além da facilidade de transitar entre instituições financeiras, a tecnologia também permitirá que empresas ofertem produtos mais variados e reduzam seus custos, já que todas as APIS usadas são abertas e compartilhadas.

Fonte: Banco Central, G1, Infomoney