Publicidade

Astro de Bollywood ganha homenagem em forma de linguagem de programação

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Junho de 2022 às 18h20

Link copiado!

Markus Spiske/Unsplash
Markus Spiske/Unsplash

Pessoas que utilizam muito a internet como fonte de conteúdos cômicos já devem ter se deparado, pelo menos uma vez, com cenas de filmes indianos de ação, que utilizam sequências extremamente exageradas para narrar eventos como uma perseguição de carros, por exemplo. No país de origem, essas obras são populares, e os atores que trabalham nelas contam com diversos fãs que geram várias homenagens para eles — até mesmo linguagens de programação.

No caso de linguagens de programação, o famoso artista de Bollywood Rajinikanth ganhou do programador Aadhitthya Sankar uma homenagem na forma da linguagem de programação Rajini++, em que toda sintaxe do código é feita de forma que simule diálogos conhecidos do ator em seus filmes.

Continua após a publicidade

Ficou curioso sobre a Rajini++? Explicamos seu funcionamento a seguir, confira:

Como a Rajini++ funciona

A Rajini++ é, basicamente, uma linguagem de programação baseada em Python que conta com palavras-chave retiradas de diálogos populares de Rajinikanth em filmes. Ela se encaixa como linguagem de programação esotérica, aquelas feitas para provarem conceitos muito específicos em vez de visando sua usabilidade.

Continua após a publicidade

A linguagem Rajini++ conta com inúmeras operações básicas presentes em códigos, como tipos de dados, manipulação e declaração de variáveis, construção if-else, loops e funções — tudo isso com base em diálogos de Rajinikanth em hindu, o que significa que sua sintaxe pode parecer confusa para brasileiros que não tenham experiência com o idioma.

O melhor jeito para, então, deixar claro como a Rajini++ funciona, é comparar com outra linguagem de programação esotérica: A ArnoldC, que tem toda sintaxe baseada em diálogos do brucutu Arnold Schwarzenegger em clássicos do cinema estadunidense como Exterminador do Futuro, Um Tira no Jardim de Infância e Predador.

Mas, assim como a ArnoldC, a Rajini++, por mais que conte com toda essa criatividade, é focada em ser algo mais simples e de certa forma curioso no mundo da programação, com o seu criador não aconselhando que o código seja usado para criação de aplicações de nível empresarial, tanto pela falta de recursos necessários como também por conta da dificuldade do processo ser realizado nela.

Dito isso, a Rajini++ não deixa de ser uma interessante linguagem de programação, mostrando que esse mercado tão importante pro mundo atual também pode contar com pequenas diversões para os usuários, principalmente através da linguagem de programação esotérica.

Continua após a publicidade

Fonte: TowardsDataScience, Analytics Insight