As 5 linguagens de programação que mais devem crescer em 2022

As 5 linguagens de programação que mais devem crescer em 2022

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 14 de Janeiro de 2022 às 14h00
isak55

O desenvolvimento de softwares é uma peça importante da sociedade atual, já que sem profissionais da área que utilizam linguagens de programação tanto para criar programas específicos, como o app de um banco, quanto o sistema em que celulares funcionam, o mundo poderia estar bem longe do cenário conectado atual.

E pelo fato desse setor ser tão importante é que muitas pessoas enxergam nele oportunidades de trabalho, e, para poderem se manter competitivos contra os demais profissionais da área, é importante que eles sempre tenham noção de quais são as competências mais aguardadas, populares e que mais crescem nesse mercado, além de terem conhecimento de quais comunidades são ativas e podem ajudar na criação de soluções.

Pensando nisso, e para ajudar profissionais da área em seus posicionamentos no mercado durante este ano, listamos a seguir às cinco linguagens de programação que mais irão crescer em 2022 tanto em número de usuários quanto em procura de empresas. Confira a seguir:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Dart

O Dart é uma linguagem de programação administrada pelo Google. (Imagem: Reprodução/Dart)

A Dart é uma linguagem de programação administrada pelo Google focada no desenvolvimento de interface de usuários (UI). Graças a sua sintaxe parecida com C, existência de compiladores oficiais que convertem aplicações para outros tipos de códigos, como JavaScript, e suporte a classes abstratas, ela é uma poderosa ferramenta para construção rápida de programas.

Rust

Segundo uma pesquisa para desenvolvedores do site StackOverflow realizada em 2020, qualquer pessoa que aprende Rust não consegue abandonar a linguagem, e isso pode ser confirmado pelo crescimento de 234% em seu número de usuários em 2021.

A linguagem, que conta com sintaxe semelhante ao do C++ junto de um excelente gerenciamento de memória, fazendo menos lixo entrar nos processos dos computadores onde ela está sendo programada, deverá continuar crescendo em 2022, ficando cada vez mais popular.

JavaScript

O Javascript continuará sendo uma das principais linguagens de programação em 2022. (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o Javascript continuará sendo uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele.

Além disso, com as contantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao Javascript, cada vez mais a linguagem está sendo usada tanto para programação de front-end de softwares como também para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.

Todas essas características farão com que profissionais que tiverem aptidão com o Javascript em 2022, com certeza, tenham um bom posicionamento no mercado.

HCL

A HashiCorp Configuration Language (HCL) é uma linguagem de programação de configuração exclusiva, projetada para ser usada com ferramentas de software da HashiCorp. Hoje, a HCL se expandiu e já é classificada como um kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas.

Embora ela possa ser usado para criação de programas de uso geral, ela é principalmente utilizada por programadores no desenvolvimento de ferramentas de servidores, segurança e demais funções back-end, justificando o crescimento em seu número de usuários

GoLang

Go é mais uma linguagem desenvolvida pelo Google. (Imagem: Reprodução/GoLang)

A GoLang, linguagem de programação por compilação feita pelo Google, também está em alta. Ela conta sintaxe bem parecida com a da linguagem C, mas contando com características como segurança de memória, além de suportar instâncias de multithread (execução de programas e funções diversas sem uma interferir com a outra).

Por fim, sua compatibilidade com aplicações desenvolvidas em nuvem aumentará ainda mais seu apelo durante este ano, principalmente com o metaverso e demais novidades de 2022 que chegarão ao mundo da tecnologia.

Fonte: Analytics Insight

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.