Saiba como espelhar a tela do iPhone e iPad no PC ou Mac

Por Victor Alcaide Teixeira

O recurso nativo AirPlay, do iOS, permite compartilhar imagens, músicas e vídeos de um gadget móvel para uma Apple TV. Embora a funcionalidade tenha sido criada para trabalhar com o dispositivo de TV da empresa da Maçã, saiba que você também pode usá-la para espelhar conteúdo do iPhone e iPad diretamente no computador ou Mac.

Para que seja possível utilizar o AirPlay com uma aplicação de terceiro, é necessário baixar o software LonelyScreen, um receptor de transmissões gratuito, que possibilita visualizar o conteúdo do tablet ou smartphone no desktop. O aplicativo funciona de forma semelhante ao dispositivo Apple TV, uma vez que o usuário habilita o AirPlay e sincroniza ambos aparelhos em poucos cliques. A mesma dinâmica de instalação vale para Windows e Mac.

Passo 1

Depois de baixar o LonelyScreen no seu PC, pegue o smartphone ou tablet e arraste o dedo de baixo para cima na parte inferior da tela para conhecer o menu de atalho com alguns dos principais recursos do sistema. Feito isso, localize a opção "AirPlay", indicada pelo ícone de um monitor, e encontre os aparelhos disponíveis para espelhamento.

Note que na imagem abaixo o LonelyScreen está indicado como "Canaltech", pois simplesmente alteramos o nome no próprio software do computador. Selecione a opção da lista relacionada ao LonelyScreen e lembre-se de ativar a chave "Espelhamento", caso ela ainda não esteja habilitada.

Espelhar iphone no computador

Passo 2

Após realizar os ajustes necessários no dispositivo móvel, chegou a hora de configurar o aplicativo no computador. Ao abrir o software LonelyScreen, você pode alterar o nome padrão da transmissão para o título que desejar. Note que a interface do software traz uma espécie de televisor desligado, com um ícone vermelho na parte central, que serve para iniciar o processo de espelhamento.

lonelyscreen

Passo 3

Caso o AirPlay não tenha localizado o nome da transmissão, procure refazer o passo 1. Certifique-se também de que o computador e o gadget estejam conectados à mesma rede de internet e que a última versão do sistema iOS esteja devidamente instalada no smartphone ou tablet. É válido ressaltar que o aplicativo pode demorar alguns minutos para reconhecer o iPhone ou iPad.

Durante os nossos testes, o LonelyScreen apresentou travamentos pontuais e um certo atraso na transmissão de imagens, especialmente durante vídeos e jogos com cenas rápidas. Em termos de qualidade de imagem, o software consegue reproduzir o conteúdo de forma satisfatória, mas a resolução não chega a impressionar. Embora a aplicação não seja totalmente funcional, ela é uma boa alternativa para quem procura reproduzir conteúdo dos aparelhos móveis da Apple sem a necessidade da Apple TV.

Espelhar iPhone e iPad