Apple pode forçar empresa de frutas centenária a mudar de logo
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

A Apple aparentemente disputa os direitos sobre o uso geral de um logo de maçã na Suíça. A briga judicial envolve a gigante comandada por Tim Cook contra uma loja de frutas ativa há 111 anos, a Fruit Union Suisse. As informações são do site Wired do Reino Unido.
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O logo da loja de frutas em questão é uma maçã vermelha com uma cruz branca em um dos lados — bem diferente da característica maçã mordida da Apple.
"Temos dificuldade em entender isso, porque não é como se eles estivessem tentando proteger a maçã mordida", pontuou o diretor da Fruit Union Suisse, Jimmy Mariéthoz. "O objetivo deles aqui é realmente possuir os direitos de uma maçã real que, para nós, é algo realmente quase universal... Deveria ser gratuito para todos usarem", complementou".
Falta de clareza assusta dono de loja de frutas
Para Mariéthoz, a disputa pela logo da Fruit Union preocupa, pois não está claro em quais usos foram reivindicados pela Apple. Além disso, a empresa tende a ser implacável quando o assunto é quebra de direitos autorais.
"Estamos preocupados de que qualquer representação visual de uma maçã — ou qualquer coisa que seja audiovisual ou ligada a novas tecnologias ou mídia — possa ser potencialmente impactada. Isso seria uma restrição muito, muito grande para nós", disse o diretor. "Teoricamente, poderíamos estar entrando um território escorregadio toda vez que anunciarmos com uma maçã", complementou.
Até agora, a Apple não se manifestou publicamente sobre o assunto.
Apple já brigou por maçãs antes
Essa nem foi a primeira vez que a Apple disputou os direitos sobre ilustrações de maçã em logos: na reportagem, o site Wired menciona que um caso semelhante aconteceu em 2017, também na Suíça, sobre os direitos de reprodução de uma maçã verde numa variedade de potenciais cenários, a maioria deles envolvendo mídias digitais ou produtos tecnológicos.
Nesse caso, o Instituto Suíço de Propriedade Intelectual (IPI) garantiu à Apple o direito de reprodução em alguns contextos, mas não todos. A Apple recorreu da decisão e o processo segue em andamento.
A fabricante de iPhones também disputou logos que usavam outras frutas: em 2020, apresentou um ato de oposição nos Estados Unidos contra o app Prepear, que usava uma pera como identidade visual.
Briga semelhante acontece no Brasil
Disputas judiciais sobre marcas da Apple também acontecem no Brasil e o melhor exemplo disso é a briga entre a empresa de Tim Cook e a Gradiente sobre o nome "iphone" por aqui.