Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple confirma oficialmente que tatuagens interferem no sensor cardíaco do Watch

Por| 01 de Maio de 2015 às 15h43

Link copiado!

Apple confirma oficialmente que tatuagens interferem no sensor cardíaco do Watch
Apple confirma oficialmente que tatuagens interferem no sensor cardíaco do Watch
Tudo sobre Apple

Os primeiros Apple Watches finalmente chegaram às mãos dos primeiros usuários esta semana, e vários usuários recorreram a espaços como Reddit e YouTube para reclamar de um problema que provavelmente ninguém havia pensado antes.

Segundo os relatos (às vezes até furiosos), o fato do usuário ter tatuagem no local onde o relógio fica no braço faz com que os sensores de monitoramento dos batimentos cardíacos não funcionem muito bem.

No último dia 29 de abril, a Apple modificou sua página que explica sobre o sensor de ritmo cardíaco, informando que, de fato, tatuagens podem atrapalhar o funcionamento dele.

Continua após a publicidade

Para entender como as tatuagens afetam o funcionamento do sensor, primeiro é necessário saber como ele registra as informações. O sangue é vermelho e absorve a luz verde dos LEDs que ficam por baixo do relógio, logo, quanto mais sangue, mais luz será absorvida. O sangue circula continuamente pelas veias. No entanto, quando o coração bate, esse fluxo fica mais forte, formando picos. O Watch possui dois LEDs verdes e dois sensores de luz, e esses LEDs piscam centenas de vezes por minuto. Os sensores capturam a quantidade de luz recebida de volta. Desta maneira, o relógio consegue detectar as batidas do coração.

De acordo com a própria Apple, o tipo de tinta, o formato, as cores e a intensidade da tatuagem podem afetar o funcionamento do sensor, já que de uma forma ou de outra vai acabar bloqueando a luz, que é exatamente o que o relógio precisa captar para que o recurso funcione. Por isso, tatuagens mais densas e escuras têm uma tendência maior a não funcionarem com o relógio inteligente da Apple.

Um outro problema mais sério do que o monitor cardíaco é o fato de que o relógio utiliza os mesmos sensores para detectar quando ele está no pulso do usuário, e com isso, não pedir senha para realizar algumas tarefas. Mas algumas pessoas acabaram até eliminando a verificação de segurança e a senha, trocando segurança por praticidade uma vez que as tatuagens bloqueavam o contato, fazendo com que o dispositivo "pensasse" estar fora do braço a todo momento.

Então, se você possui uma tatuagem e planeja adquirir um Apple Watch, seja quando ele chegar aqui nos próximos meses, seja nos EUA ou em outro país onde ele já está disponível, é melhor testá-lo no braço a ser utilizado antes de fazer a compra.

Continua após a publicidade

Com informações do Business Insider e Apple.