Publicidade

AMD já ameaça seriamente reinado da Intel em processadores gamers, diz pesquisa

Por| 16 de Janeiro de 2020 às 11h20

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A AMD está ganhando espaço frente à Intel entre os gamers. Ao menos é o que sugere um relatório feito pelo site Wccftech, que detectou 41% de PCs gamers usando plataforma AMD em suas máquinas. É um bom crescimento e mostra que a companhia norte-americana tem agradado esse público, que é bastante exigente.

Tradicionalmente, a Intel sempre dominou com folga o mercado de processadores de computador, mas, nos últimos anos, a AMD começou a mudar o jogo (trocadilho intencional). Além de oferecer soluções mais em conta, a companhia também está um passo à frente em tecnologia de fabricação, o que deixa a concorrente de cabelos em pé - apesar de a Intel não demonstrar isso publicamente, claro.

O fato de conquistar uma boa parcela daquele que é, provavelmente, o público mais exigente em matéria de hardware, é um bom indicativo de que a AMD está no caminho certo. Fornecer os processadores de 41% dos PC gamers é um feito extraordinário para uma empresa que ficou marcada lá atrás por oferecer soluções que superaquecem demais e não entregam boa performance. Visão esta que tem mudado rapidamente.

Continua após a publicidade

O relatório foi feito com base em uma pesquisa com visitantes do Wccftech, que teve respostas de quase 4.500 pessoas do mundo inteiro, principalmente dos EUA. Não há um método científico muito específico, então os resultados devem ser considerados apenas como um indicativo de tendência entre os usuários do veículo que realizou a enquete. Como observa o Techradar:

“Wccftech é um site muito voltado ao público de tecnologia, o que significa que sua audiência é direcionada a entusiastas, então pode não ser representativo do público geral de PC gamers”. Em outras palavras, é um site quase de nicho e, mesmo entre os gamers, há aqueles que não lêem tanto sobre o assunto e acabam comprando os produtos que lhes são indicados por amigos, por exemplo.

Sobre o número, outro relatório um pouco mais preciso aponta que a liderança da Intel ainda está bastante folgada: 19,39% dos usuários do Steam possuem processador AMD em suas máquinas. Ainda é uma amostragem de público específico, mas já pega uma base bem maior e menos concentrada - afinal, muita gente que tem PC acaba instalando, também, o software da Valve.

Por outro lado, uma pesquisa recente mostra que a AMD está, sim, vendendo mais que a Intel nos últimos meses. Em novembro do ano passado, foram 25 mil da primeira contra apenas 5 mil da segunda. Além disso, outro estudo, também do final de 2019, apontou que mais de metade dos computadores vendidos no terceiro trimestre na Coreia do Sul têm processador AMD embarcado.

Continua após a publicidade

Outros dados

O Wccftech liberou mais alguns dados da pesquisa, cuja versão completa só está disponível para quem estiver disposto a pagar. A maioria dos participantes da pesquisa é dos Estados Unidos, seguidos pelos britânicos. Além dos 41% de processadores AMD, os usuários pretendem comprar uma nova máquina, com uma das novas placas gráficas add-in-board da Nvidia. O relatório também mostra tendência de retorno da realidade virtual como tecnologia de interesse e que a resolução 1080p já é maioria entre os usuários.

Fonte: Wccftech, Techradar