Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ações da Samsung despencam após explosões do Galaxy Note7

Por| 12 de Setembro de 2016 às 20h51

Link copiado!

Adriano Ponte/Canaltech
Adriano Ponte/Canaltech
Galaxy Note 7

Após diversos relatos de explosões do Galaxy Note7 e do anúncio do recall do aparelho, nesta segunda-feira (12) as ações da Samsung despencaram, fechando em uma baixa de 6,9%. Esta é a maior queda da gigante sul-coreana após o anúncio do problema com a bateria do smartphone.

Inicialmente os investidores pareciam levar a notícia com calma, principalmente porque as ações da companhia cresceram nos dias sequentes ao anúncio do recall. Porém, a situação agora parece mudar dramaticamente. No fim de semana, a Samsung alterou a redação do aviso de recall do Note7, aconselhando os clientes a desligar e trocar os seus dispositivos imediatamente. Anteriormente, a gigante da tecnologia havia anunciado os problemas do smartphone, mas sem solicitar que os proprietários parassem realmente de fazer uso do aparelho.

A mudança de tom veio com o envolvimento da Consumer Product Safety Commission no caso, que – entre outras medidas – tornou ilegal a venda do aparelho em qualquer lugar dos Estados Unidos. O maior problema, no entanto, possivelmente veio com os alertas de diversas companhias aéreas de todo o mundo, que emitiram avisos contra a entrada do Note7 a bordo de aviões.

Além disso, um dos dispositivos supostamente explodiu nas mãos de uma criança de 6 anos, em Nova York. A criança foi levada às pressas para o hospital com queimaduras, o que gerou grande mobilização por parte da imprensa internacional, colaborando, sem dúvida, para a retirada dos investidores. O incidente aconteceu depois de uma outra explosão estar associada com a destruição de um jipe, também nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Neste clima de medo e incertezas, a Samsung está lutando para agilizar seu processo de recall. A companhia afirmou que está trabalhando para começar a primeira leva de trocas por dispositivos com baterias novas já na próxima semana. A questão é que mesmo que a companhia consiga resolver os problemas rapidamente, os danos à sua reputação podem ser grandes. Afinal, independentemente de quão bem a Samsung esteja lidando com a situação, é provável que o Note7 permaneça na memória das pessoas como o "telefone que pega fogo". Para se ter dimensão da repercussão do caso, de acordo com alguns analistas, a Samsung pode chegar a enfrentar perdas de receita de até US$ 5 bilhões.

Fonte: AndroidAuthority