Publicidade

A importância da linguagem de programação C na evolução da computação

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Abril de 2022 às 18h20

Link copiado!

Kevin Ku/Unsplash
Kevin Ku/Unsplash

Existem muitas linguagens de programação no mundo inteiro, mas algumas acabam se destacando e ganhando fama além do mundo dos desenvolvedores. Um exemplo disso é o C, um código antigo de criação de softwares, mas que até hoje é utilizado em vários setores de Tecnologia da Informação (TI), e também tendo ganho um certo status como sinônimo desse mundo.

Mas além da fama, a C também é uma linguagem importantíssima para o desenvolvimento da programação como um todo - assunto abordado no podcast Changelog por Brian Kernighan, um dos autores do livro The C Programming Language, de 1978, até hoje lido por desenvolvedores para conhecer melhor as características desse código.

Kernighan, durante o episódio, explica que a linguagem C foi inicialmente criada, em 1972, com o objetivo de ser uma forma mais direta de desenvolvedores interagirem com o hardware, a partir de interações diversas feitas pela sintaxe do código — buscando assim facilitar a escrita de programas.

Continua após a publicidade

Esse objetivo, então, foi alcançado a partir dos desenvolvedores, na linguagem C, poderem escrever com uma sintaxe mais mundana seus programas, que então eram passados por compiladores que tornavam o código legível aos computadores.

Se essa descrição lhe pareceu familiar, é por ela ser a mesma forma que a maioria das linguagens de programação hoje em dia funcionam, com algumas mudanças como compiladores internos ou coisas do tipo.

O peso do livro

Continua após a publicidade

O lançamento inicial da C, porém, não transformaria o cenário de programação imediatamente. Isso só aconteceria seis anos depois, em 1978, quando o livro de Kernighan, The C Programming Language, foi lançado. O sucesso da obra entre acadêmicos começou a aumentar a popularidade do código, e também introduziu conceitos importantíssimos para o aprendizado de linguagens de computação, como o “Hello World”, programa que introduz a lógica básica da sintaxe, e também como textos técnicos sobre o tópico deveriam ser escritos.

O caminho para a influência do C, então, estava aberto. Durante os anos, ela continuou crescendo e começou a ser adotada por cada vez mais empresas e desenvolvedores, e ao mesmo tempo, alguns de seus pequenos problemas começaram a ser abordados em outras linguagens inspiradas por ela, como o Java ou mesmo C# e C++.

A linguagem C em 2022

Em 2022, 50 anos após sua criação, o cenário é outro. Ela ainda é popular, mas o próprio Kernighan, no podcast, admite que as funções e utilidades do C estão de certa forma ainda utilizando métodos antigos se comparado a outras opções disponíveis no mercado, dificultando e muito uma possível atualização do código como um todo e suas 20 milhões de linhas, com qualquer erro podendo apresentar problemas sérios para a funcionalidade da ferramenta.

Continua após a publicidade

Por fim, mostrando como os tempos mudaram, Kernighan afirma acreditar que C não deveria ser a primeira linguagem de programação ensinado para iniciantes em desenvolvimento de software nos cursos, mas sim o Python, graças a sua facilidade de estudo e também por ser aplicada na maioria dos casos de uso que aparecem nos primeiros períodos de ensino de criação de aplicações.

Mas mesmo nesse contexto, o autor do importante livro de 1978 terminou sua participação no podcast afirmando que grande parte das funções de Python não passam de aplicações e funções em C atrás de uma outra interface — ainda tornando a sintaxe veterana uma importante parte do dia a dia de programadores, sejam iniciantes ou veteranos, e mostrando seu peso na programação moderna.

Fonte: Changelog