Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows Phone alcança 4,1% do mercado mundial; Android lidera com folga

Por| 01 de Novembro de 2013 às 18h16

Link copiado!

Windows Phone alcança 4,1% do mercado mundial; Android lidera com folga
Windows Phone alcança 4,1% do mercado mundial; Android lidera com folga

O Android continua dominando o mercado mundial de smartphones. De acordo com o relatório da Strategy Analytics, a plataforma móvel do Google abocanha 81,3% do mercado mundial de smartphones.

Junto com o iOS, as duas plataformas somam quase 95% do mercado total, apesar da Apple ter sofrido um pequeno declínio nos últimos meses. Um dos beneficiários com esse declínio da Apple foi a Microsoft, que está gradativamente crescendo no mercado, ano após ano.

No mesmo trimestre do ano passado, os iPhones dominavam 15,6% do mercado mundial de smartphones. Este ano, no mesmo período, os iPhones são apenas 13,4% do mercado.

Apesar da fatia da Apple ter diminuído, o mercado mundial de smartphones continua em expansão. A quantidade de aparelhos enviados das fábricas aumentou de 172,8 milhões de unidades no terceiro trimestre do ano passado para 251,4 milhões de unidades no mesmo período desse ano – um crescimento de 45%.

Continua após a publicidade

O Windows Phone, composto basicamente pelos modelos da Nokia, quase dobrou a sua parte no mercado em relação ao ano passado. No terceiro trimestre de 2012, os Windows Phones representavam apenas 2,1% do total, contra 4,1% em 2013. Uma boa parte desse avanço pode ter vindo do pequeno declínio da Apple, mas outro fator que contribuiu bastante para o resultado foi a queda contínua do Blackberry, que caiu de 4,3% para 1% em um ano.

A empresa com o maior número de smartphones do mercado continua sendo a sul-coreana Samsung, que enviou 88,4 milhões de unidades no trimestre, ou 35,2% do total.

O que está sendo considerado no relatório são apenas as quantidades de unidades despachadas, e não as vendas aos usuários finais. Enquanto o aumento de envios de smartphones pode ser um indicativo de maiores vendas, ele também pode ser usado para inflar os números das fabricantes. A Samsung, por exemplo, foi obrigada a admitir que vendeu apenas a metade dos aparelhos que afirmou ter despachado durante um processo contra a Apple, em 2012.