Venda de empresa para Facebook irrita fãs do Oculus Rift

Por Redação | 26 de Março de 2014 às 16h35
photo_camera Divulgação

O anúncio da venda da empresa Oculus VR, fabricante do óculos de realidade virtual Oculus Rift, para o Facebook por US$ 2 bilhões vem deixando os fãs da nova tecnologia furiosos. Eles acreditam que o CEO da gigante rede social, Mark Zuckerberg, esteja mais interessado nos dados dos usuários do que no próprio aparelho.

Todo mundo compreendeu quando o Facebook abocanhou o Instagram por US$ 1 bilhão ou, mais recentemente, o WhatsApp por US$ 19 bilhões, já que ambas as ferramentas têm tudo a ver com as redes sociais.

O que o pessoal questiona agora é o mesmo que o jornalista Jim Edwards pergunta em sua coluna do Business Insider: o que uma companhia que sempre se mostrou interessada em colher dados dos usuários vai fazer com uma empresa de óculos de realidade virtual?

A primeira reação da maioria dos usuários relaciona o uso com as funcionalidades do Facebook e a coleta de dados para uso de propagandas na imersão virtual. Alguns chegam a alimentar a teoria de que isso servirá pra aumentar o pacote de dados e informações sigilosas que o Facebook estaria cedendo ao governo estadunidense.

O criador do popular jogo Minecraft, Markus Persson, que tinhas planos de lançar o jogo no Oculus Rift, já se mostrou desestimulado a tocar o projeto em frente e até mesmo investidores do Oculus Rift em sua fase de desenvolvimento junto ao Kickstarter ficaram muito desapontados com a notícia.

PERSSON RIFT TWITTER

No Brasil, as piadinhas sobre o uso do Oculus Rift com o Facebook e a possibilidade da utilização do aparelho vir cheia de anúncios foi o que mais repercutiu após a notícia da venda.

TWITTER RIFT BRASIL

Ainda é cedo para saber exatamente quais são as reais intenções de Zuckerberg com essa transação, porém, nem só de pessimismo vivem as especulações: com estabilidade financeira, a Oculus VR agora poderá se dedicar somente em desenvolver a tecnologia e o uso do Oculus Rift estaria sendo pensado para muito além dos games. Resta aguardar pra saber a resposta.

Fonte: http://www.businessinsider.com/oculus-fans-hate-the-facebook-deal-because-they-think-zuckerberg-wants-their-data-2014-3

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.