Panasonic vai encerrar produção de TVs com telas de plasma em 2014

Por Redação | 09 de Outubro de 2013 às 16h55

A Panasonic vai encerrar a produção de TVs com tela de plasma no ano que vem. A gigante japonesa de tecnologia informou à Reuters que vai deixar esse mercado em março de 2014, fim do ano fiscal de 2013. Em março deste ano, o jornal local Nikkei já havia divulgado a informação como um rumor, mas o fim da linha de televisões chegará antes mesmo do previsto por analistas de mercado.

O setor de TVs da Panasonic foi um dos grandes motivos do prejuízo líquido de US$ 15 bilhões nos últimos dois anos, com um prejuízo operacional no total de 88,5 bilhões de ienes (US$ 913 milhões) no último ano fiscal.

tv plasma Panasonic

Apesar das TVs de plasma da Panasonic estarem entre as melhores disponíveis atualmente no mercado, a ação deve ajudar a controlar as operações da empresa. Em novembro do ano passado, a companhia anunciou que iria demitir 10 mil funcionários em março deste ano, poucos meses depois de ter cortado cerca de 36 mil vagas na equipe, totalizando uma redução de 46 mil colaboradores em menos de dois anos.

O fim da linha de televisões com tela de plasma da Panasonic acompanha um movimento de mercado, segundo o CNET: em 2012, as vendas do produto caíram 21%. Em comparação, as TVs LCD tiveram queda de 1%. Depois de anos nas salas de famílias de todo o mundo, as TVs de plasma cedem espaço às de LCD, que se apresentam agora como líderes de mercado.

A Panasonic informou nesta quarta-feira (09/10) que considera várias opções para o negócio de displays de plasma, mas que nada havia sido decidido até o momento.

Os funcionários do setor de telas de plasma seriam recolocados internamente.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!