Nokia pagou milhões de euros para chantagista, afirma canal finlandês

Por Redação | 19 de Junho de 2014 às 14h50
photo_camera The Next Web

Que está cada vez mais comum que empresas de tecnologia sejam chantageadas por hackers nós sabemos. E ao que tudo indica, a Nokia recebeu uma chantagem há seis anos e pagou "milhões de euros" para o hacker responsável, segundo informou o site Geeky Gadgets.

A notícia vem do canal finlandês MTV (não é o canal de músicas), que descobriu a chantagem que a Nokia sofreu e também informações sobre o pagamento. De acordo com a reportagem, o hacker conseguiu se apossar da criptografia chave dos smartphones Symbian. Para evitar que a chave fosse divulgada, a Nokia optou por fazer o pagamento.

Em 2007, quase metade dos smartphones do mundo era feita pela Nokia, o que justifica o receio da empresa em relação à divulgação da chave de criptografia. Isso resultaria em grandes problemas, inclusive financeiros, relacionados aos aparelhos que usavam o sistema operacional Symbian.

O canal ainda afirma que a Nokia informou o ocorrido à Agência Nacional de Investigação e que o resgate de milhões de euros foi colocado dentro de um saco em um estacionamento na cidade finlandesa de Tampere. Na época, os policiais não conseguiram apreender o chantagista e tanto ele quanto o dinheiro não foram mais encontrados. O caso ainda está sob investigação, aparentemente, na Finlândia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.