Siga o @canaltech no instagram

Nokia pagou milhões de euros para chantagista, afirma canal finlandês

Por Redação | 19 de Junho de 2014 às 14h50
The Next Web
Tudo sobre

Nokia

Saiba tudo sobre Nokia

Ver mais

Que está cada vez mais comum que empresas de tecnologia sejam chantageadas por hackers nós sabemos. E ao que tudo indica, a Nokia recebeu uma chantagem há seis anos e pagou "milhões de euros" para o hacker responsável, segundo informou o site Geeky Gadgets.

A notícia vem do canal finlandês MTV (não é o canal de músicas), que descobriu a chantagem que a Nokia sofreu e também informações sobre o pagamento. De acordo com a reportagem, o hacker conseguiu se apossar da criptografia chave dos smartphones Symbian. Para evitar que a chave fosse divulgada, a Nokia optou por fazer o pagamento.

Em 2007, quase metade dos smartphones do mundo era feita pela Nokia, o que justifica o receio da empresa em relação à divulgação da chave de criptografia. Isso resultaria em grandes problemas, inclusive financeiros, relacionados aos aparelhos que usavam o sistema operacional Symbian.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O canal ainda afirma que a Nokia informou o ocorrido à Agência Nacional de Investigação e que o resgate de milhões de euros foi colocado dentro de um saco em um estacionamento na cidade finlandesa de Tampere. Na época, os policiais não conseguiram apreender o chantagista e tanto ele quanto o dinheiro não foram mais encontrados. O caso ainda está sob investigação, aparentemente, na Finlândia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.