Microsoft exibe protótipo de teclado com controle por gestos

Por Redação | 30.04.2014 às 14:18

O conjunto teclado e mouse poderá virar coisa do passado daqui a algum tempo. Hoje em dia, por exemplo, os notebooks já trazem vários recursos no trackpad para que o usuário não precisa tirar suas mãos da parte do teclado para manusear o mouse.

Mas a Microsoft já está pensando no futuro e exibiu um protótipo de teclado com sensores de movimento embutidos. Segundo informações do The Verge, o periférico captura os gestos do usuário e os traduz em interações com o sistema operacional.

O dispositivo possui 64 sensores infravermelhos entre as teclas, com uma taxa de atualização de 300 Hz, que acompanham os movimentos rápidos das mãos sem dificuldade.

O projeto de pesquisa se chama “Digitar-Pairar-Deslizar em 96 bytes” e foi apresentado esta semana em uma conferência no Canadá. A Microsoft, no entanto, não demostrou possuir planos concretos para transformar este protótipo em um produto real.

Teclado Microsoft

Apesar disso, é bem claro que vai demorar um pouco até que essa tecnologia se transforme em um produto e chegue aos consumidores finais. Por exemplo, em 2008 a Microsoft apresentou um conceito multitouch e o produto só virou realidade quatro anos depois, com a capa Touch Cover para o Surface. Já em 2009 eles apresentaram outro projeto, desta vez de um teclado sensível à pressão, que reduziria erros de digitação, mas até agora nada surgiu no mercado.

O produto parece mais prático do que o Lap Motion, que causou bastante expectativa ao ser lançado, mas acabou não sendo muito bem recebido pois deixa a desejar no uso diário.

Veja abaixo um vídeo da tecnologia funcionando: