Grupo Impacta passa a disponibilizar cursos grátis no iTunes U

Por Redação | 13.05.2014 às 13:17

Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Grupo Educacional Impacta Tecnologia é o primeiro a disponibilizar palestras e cursos gratuitos por meio do iTunes U, o sistema da Apple voltado à educação. Por meio de um portal dedicado no site da Maçã, é possível conhecer a instituição de ensino e ter acesso a uma série de palestras e eventos, tudo disponível para download gratuito.

Entre os temas abordados estão diversos relacionados ao mercado de tecnologia, como Google Analytics, marketing digital e Adwords. Além disso, a Impacta oferece palestras sobre empreendedorismo, inovação e entretenimento que podem ser baixadas por meio do iTunes e ouvidas em iPhones, iPads e outros dispositivos da Apple.

De acordo com a Impacta, a criação do portal no iTunes U foi um processo que durou quase um ano e foi realizado em parceria com a empresa de Cupertino. O preenchimento de uma série de cadastros devem ser realizados e as informações são avaliadas pela Apple que, na sequência, dá o aval para uso da ferramenta pelas instituições de ensino.

Para Jean Augusto Lopes, que é analista de novos produtos do Grupo Impacta, a mudança expõe uma tendência do mercado atual de ensino, que cada vez mais caminha para promover a educação gratuita. “No futuro, todos os cursos serão de graça e apenas a prova para certificar os conhecimentos dos alunos será paga”, afirma ele, baseando-se em estudos.

O iTunes U foi lançado pela Apple em 2007 como uma plataforma que permite o uso de seus dispositivos e soluções para fomentar a educação. Hoje, o sistema já registra mais de um bilhão de downloads de conteúdo e tem parcerias com grandes instituições de ensino como MIT, Berkeley e Oxford, entre diversas outras universidades norte-americanas e europeias, principalmente.

Em sua operação na plataforma, a Impacta também disponibiliza vídeos sobre seus cursos e informações institucionais, além de entrevistas com professores e outras pessoas de interesse. Até o final de 2014, a empresa espera lançar mais quatro novos cursos gratuitos no iTunes U.