HP irá se separar em duas companhias independentes

Por Redação | 06.10.2014 às 10:40

A HP anunciou nesta segunda-feira (06) que estará se separando em duas companhias independentes, em um movimento estratégico para dar mais agilidade às respectivas áreas frente aos desafios do atual cenário da indústria de tecnologia.

As duas companhias serão chamadas de HP Inc., voltada para o mercado pessoal de PCs e impressoras, e a Hewlett-Packard Enterprise, voltada para o mercado corporativo, com servidores, armazenamento e outros produtos e serviços.

A divisão acontece em um momento complicado para a empresa, que tem enfrentado concorrência acirrada da Lenovo, gigante chinesa que está abocanhando fatias de mercado da norte-americana. Curiosamente, o negócio de impressoras é um dos mais lucrativos para a HP, no entanto, não é um mercado tão forte.

Antes de decidir por se dividir em duas, a companhia tentou, diversas vezes, vender partes dos seus negócios, mas não obteve sucesso. De acordo com o Re/Code, a companhia passou meses procurando compradores e concorrentes como Lenovo e Dell tentaram negociações, que não foram para frente.

Uma separação dessa natureza é uma mudança na trajetória que Meg Whitman estabeleceu para a companhia quando assumiu o controle em 2011, substituindo o então CEO, Leo Apotheker, que foi demitido. Whitman, à época, decidiu reverter a decisão de Apotheker de separar a divisão de PCs, afirmando que os computadores pessoais seriam um elemento-chave para manter um relacionamento de longo termo com os clientes. Mas, pelo visto, a ideia não foi tão boa assim.

Essa não é a primeira vez que uma grande empresa se separa para se adequar à realidade do mercado de tecnologia. Há alguns anos a IBM foi o maior exemplo disso: a big blue vendeu sua divisão de PCs para a Lenovo e passou a focar no mercado de tecnologia e serviços corporativos.

A HP espera concluir o processo antes do término do ano fiscal de 2015 e, segundo o comunicado enviando à imprensa, os acionistas receberão, automaticamente, ações das duas empresas, que serão listadas na bolsa de valores. Segundo Whitman, a ação dá ênfase ao comprometimento da HP para o plano de melhorar suas finanças dentro de 5 anos.

Fonte: http://www.techradar.com/news/computing/pc/hp-reportedly-on-the-verge-of-splitting-into-two-companies-1267871?src=rss&attr=allhttp://thenextweb.com/insider/2014/10/06/confirmed-hp-splitting-two-separate-companies-2/<a href="https://finance.yahoo