Doodles do Google: entenda como funcionam e conheça os dez mais divertidos

Por Ana Teixeira | 10.02.2012 às 15:22

Alguma vez você já entrou no Google e percebeu que a imagem da página inicial estava com um desenho ou formato diferente? Essas alterações levam o nome de Doodles, e por trás dessas que parecem simples gravuras existe uma equipe de designers talentosos envolvidos.

A brincadeira de colocar imagens ou modificar o logotipo da empresa surgiu em meados de 1999, quando os fundadores do site, Larry Page e Sergey Brin, colocaram um esboço de uma pessoa com os braços abertos atrás do segundo "o" do Google.

Doodle Burning Man

O primeiro Doodle! =)

Eles queriam mostrar que haviam saído dos escritórios da companhia e comparecido ao evento Burning Man, um festival realizado anualmente no estado de Nevada. O que os caras não imaginavam é que essa singela ideia de criar logotipos diferenciados em datas comemorativas iria se tornar um grande sucesso. No começo eles celebravam apenas os feriados mais conhecidos, porém os Doodles ganharam força na web e com isso muitas versões interativas.

Hoje a empresa possui aproximadamente 300 criações de Doodles, e é sempre uma surpresa encontrar essas homenagens ao abrir o navegador, por isso nós fizemos uma seleção com o TOP 10 dos últimos anos:

10º – Em 18 de janeiro de 2012, um assunto bombou, tanto nos tribunais de justiça dos EUA quanto na internet: os projetos de lei SOPA e PIPA, que visavam proteger a internet contra a pirataria com a interrupção de sites como Wikipedia e Google. A equipe dos doolders não deixou barato e, em forma de protesto, colocou uma tarja preta em cima do logotipo da empresa, como se eles estivessem censurados.

Doodle Protesto

Google Censurado?

– Em 2006 um Doodle que ganhou bastante destaque foi o do aniversário de Louis Braille em 04 de janeiro, o inventor do método de leitura universal para cegos. Na imagem eles colocaram a palavra Google escrita em Braille:

Doodle Braille

Em braile

– Durante a semana do 40º aniversário da Vila Sésamo, em novembro de 2009, foram os personagens da série que deixaram o ambiente na página do Google mais bonito, os Doodles tiveram exibição em diversos países, mas os brasileiros ficaram de fora dessa:

Doodle Vila Sésamo

Vila Sésamo

– O autor do clássico livro "Vinte Mil Léguas Submarinas", Júlio Verne, também ganhou sua homenagem e em 08 de fevereiro de 2011, no aniversário de 183 anos de seu nascimento, a equipe fez um Doodle interativo, em que você podia controlar um submarino. Perdeu essa animação? Clique aqui para ver!

Doodle Júlio Verne

20 mil Googles submarinos!

– Will Eisner, pioneiro nos quadrinhos e criador de The Spirit, teve imagens de suas histórias acopladas ao logotipo da Google em 04 de março de 2011. O famoso cartunista, que faleceu no ano de 2005, com 94 anos, recebeu uma bela homenagem:

Doodle Will Eisner

Will Eisner

– A criatividade dessa galera não acaba por aí, no dia 05 de Setembro de 2011 todos se emocionaram com o Doodle homenageando um dos maiores vocalistas de todos os tempos, nada menos que Freddie Mercury, da banda Queen, no dia em que ele completaria 65 anos de idade. Foi tão bonito e tão bem recebido que a Google resolveu eternizar e virou até vídeo no YouTube:

– Outro bem elaborado e engraçadíssimo foi feito para um gênio do cinema. Charles Chaplin, em seu 122º aniversário, no dia 16 de Abril de 2011, recebeu a homenagem em um videozinho com uma história retratando um Chaplin bem simples, que não tem dinheiro para comprar bolinhos e faz de tudo para conseguir essa guloseima:

- Ainda na continuação dos Doodles emocionantes, não poderíamos deixar de fora um dos mais lindos dos últimos tempos. Foi em 09 de Outubro de 2011, no dia que comemoraríamos o 70º aniversário de John Lennon, em que uma incrível animação com a música "Imagine" foi criada. Emocionante:

– Esse é sensacional! No dia do aniversário do cara que criou a guitarra elétrica, os designers e toda a equipe do Google simplesmente colocaram uma guitarra no logo para que os usuários pudessem tocar. Les Paul faria 96 anos em 09 de Junho de 2011, se estivesse vivo, e será que ele iria aprovar essa criação? Ah, se você ainda não brincou, pode experimentar aqui e mostrar que manda muito bem como guitarrista!

Doodle Les Paul

Google Les Paul

– E para fechar o top 10 com os mais incríveis Doodles que o Canaltech separou para você, temos aquele que fez milhares de pessoas não desgrudarem os olhos da página do Google (e os dedos do teclado) no dia 21 de maio de 2011: O Doodle Pac Man. A melhor forma de se comemorar os 30 anos desse game da era arcade foi colocando-o na própria tela do navegador para qualquer um jogar. E foi nesse dia que a produtividade de muitas empresas caíram! Caso queira relembrar, o logo ainda está ativo!

Doodle Pacman

Google Pac Man!

E o melhor, o Google criou uma página especial em que você poderá encontrar desde os primeiros Doodles até os mais atuais.

E pra você, faltou algum Doodle na lista, ou tem alguma sugestão que poderia ser feita? Conte pra nós!