Larry Page, cofundador do motor de buscas mais famoso do mundo

Por Luciana Zaramela | 20.07.2012 às 10:30

Lawrence E. Page, ou apenas Larry Page, é um engenheiro de computação de renome. Nascido na cidade de Ann Arbor, Michigan, em 1973, este estudante da Universidade de Stanford teve a brilhante ideia de criar, ao lado de seu parceiro Sergey Brin, em 1998, um buscador de páginas da Web que hoje se tornou um grandioso e respeitável império no mundo tecnológico: o Google.

Larry Page

Larry Page

Desde cedo, o jovem Larry já se interessava pela informática, graças a seus pais Carl e Gloria Page, ambos professores da Universidade de Michigan. O fruto do casal de programadores não poderia ser diferente: aos seis anos de idade, Page já se demonstrava um completo apaixonado pelos bytes e linhas de código.

Desde então, dedicou seus estudos e pesquisas na área. Formado pela Universidade de Michigan em Engenharia de Computação, ele prosseguiu com um mestrado na Universidade de Stanford, onde conheceu Sergey Brin. A dupla Page & Brin é a responsável fundadora do Google, que desde 1998 se tornou parte da vida da grande e esmagadora maioria dos usuários de computadores que desejavam realizar pesquisas na Internet.

Um dos pais do "Pai Google"

Larry Page foi o primeiro diretor executivo da empresa Google, que hoje detém vários subprodutos (a exemplo do YouTube, Gmail, GTalk, Blogger, Google+ e o sistema operacional Android). Em virtude do crescimento do site de buscas, foi necessária uma nova estratégia para que pudesse ser construída uma nova infraestrutura corporativa que conseguisse manter o Google em condições de acessibilidade e funcionamento, sem deixar os usuários "na mão". Assim, Larry Page e Sergey Brin uniram esforços e começaram a construir o grande império, com a ajuda de Eric Schmidt, que até então era presidente e diretor executivo da Novell.

Larry e Sergey

Larry Page e Sergey Brin com o Google nas mãos

Em abril de 2001 Larry Page se tornou presidente de produtos e dividia suas responsabilidades com Sergey Brin e Eric Schmidt. Em janeiro de 2011, foi anunciado pelo Google que Page substituiria Schimidt como diretor executivo, o que de fato aconteceu em abril de 2011, praticamente 10 anos depois do atual CEO ter se tornado presidente de produtos do Google.

Larry Page é uma personalidade tech muito premiada. Dentre seus prêmios e reconhecimentos pelo Google estão:

  • Um dos 100 melhores websites e motores de busca, pela PC Magazine (1998)
  • Prêmio de Inovação em Desenvolvimento de Aplicativos Web (1999)
  • Webby Award (2000)
  • Prêmios de melhor serviço de busca, melhor motor de busca por imagens, melhor design, interface mais intuitiva para motor de busca e melhor recurso de busca, pelo Search Engine Awards (2001)
  • Page, ao lado de Brin, foi nomeado como inovador na lista dos Top 100 do mundo com menos de 35 anos, pelo MIT Technology Review TR100 (2002)
  • Recebeu, também ao lado de brin, um MBA honorário pela IE Business School (2003)
  • Os dois fundadores do Google receberam o prêmio Marconi Foundation, tido como a maior premiação em engenharia, tendo sido consagrados parceiros da Fundação na Columbia University. Eles ocuparam lugares nas 32 posições de pessoas mais influentes do mundo em tecnologia e comunicação, como pioneiros (2004)
  • Page e Brin foram nomeados Pessoas da Semana, pela ABC World News Tonight (2004)
  • Page e Brin foram eleitos parceiros da American Academy of Arts and Sciences (2005)
  • Page recebeu o Doutorado honorário da Universidade de Michigan (2009)
  • Ocupou o 24º lugar na lista de bilionários da Forbes e o 11º homem mais rico dos EUA (2011).