Cyanogen deve receber apoio financeiro da Microsoft

Por Redação | 30 de Janeiro de 2015 às 15h47

A Cyanogen Inc. é a responsável pelo sistema operacional CyanogenMod, lançado inicialmente como uma simples modificação não oficial do Android, mas que começa a dar passos mais firmes e promete lançar novas versões cada vez menos dependentes do sistema oficial do Google.

Mas caminhar para longe da criadora do Android não quer dizer necessariamente caminhar sozinho, pois, de acordo com o Wall Street Journal, a Microsoft deve participar de uma campanha levada a cabo pela Cyanogen para arrecadar US$ 70 milhões. O valor a ser investido pela companhia de Bill Gates não foi revelado, mas deve ser uma quantia minoritária dentro do montante.

A iniciativa é vista por especialistas como uma tentativa da Microsoft de enfraquecer a participação do Android no mercado, afinal a companhia já conta com a versão mobile do Windows em tablets e smartphones e é improvável que venha a implementar o CyanogenMod em algum aparelho. A jogada, porém, pode render frutos, visto que uma versão mais maleável do Android é vista com bons olhos pelo mercado — é comum que as fabricantes reclamem das condições impostas pelo Google, como a obrigatoriedade de inclusão de apps da companhia, como YouTube, Google Play e Google Search.

Se tudo isso vai realmente se concretizar, aí já e outra história, mas é fato que a Cyanogen mira alto. “Nos iremos tomar o Android do Google”, garante o diretor-executivo da companhia Kirt McMaster.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!