Publicidade

Curiosidade: como surgiu o toque clássico do iPhone, a Marimba?

Por| 05 de Julho de 2013 às 06h50

Link copiado!

Curiosidade: como surgiu o toque clássico do iPhone, a Marimba?
Curiosidade: como surgiu o toque clássico do iPhone, a Marimba?

No meio da multidão, um som doce, suave e característico irrompe o barulho. Não é irritante para os ouvidos, mas chama a atenção e você sabe, instantaneamente, que alguém vai tirar um iPhone do bolso e atender a uma ligação. O toque da marimba é uma das tantas marcas registradas do smartphone da Apple – além dela, temos o famoso fone de ouvido branco, por exemplo. Mas como esse toque se tornou o som oficial do iPhone?

Assim como o barulho clássico do telefone, cuja existência data o meio do século, o som da marimba foi pensado e repensado antes de se tornar o principal ringtone da Apple.

Em 2002, a Maçã comprou uma empresa de áudio digital alemã chamada Emagic e a partir disso se iniciou uma incrível parceria entre Steve Jobs e o Dr. Gerhard Lengeling, especialista em criar sons perfeitos usando algoritmos. Foi ele o responsável pelo desenvolvimento de softwares como o GarageBand e o Logic Pro, bem como os 25 toques de celular básicos que estão hoje presentes no iOS.

O toque perfeito

Continua após a publicidade

Um estudo do Bell Laboratories revelou que a qualidade e a duração de um tom são fundamentais na composição de um toque, bem como os níveis de decibéis usados. A pesquisa foi feita em 1956, com o auxílio de 300 voluntários, que consideraram o toque que hoje temos como clássico bastante agradável e útil. Os tempos e as ferramentas mudaram, mas a percepção do cérebro continua a mesma.

Basicamente, para se ter um ringtone de qualidade, é preciso que ele se faça perceber dentro das frequências de 2 a 4 KHz, o limiar mais comum para a audição. É ideal ainda que o toque se estenda de 3 a 5 segundos para que possa ser distinguido pelo ouvido humano.

Assim como o ringtone clássico, o toque da marimba se encaixa perfeitamente nesse esquema. Dessa forma, o toque é sutil, mas cumpre sua função de alerta, ajudando a representar e a solidificar a marca.

Continua após a publicidade

O padrão

Embora no primeiro iPhone fosse impossível ter um toque personalizado, hoje o iOS permite que você use qualquer música ou som como toque de alerta. Contudo, apesar da possibilidade, a grande maioria das pessoas fica com o padrão. A marimba é um toque simples, que funciona muito bem e que não exige navegar pelos menus do iOS – os mais leigos comemoram, apesar do sistema ser simples. Assim, com o crescimento na venda dos smartphones da Apple, o toque da marimba corre junto ao toque clássico na competição dos ringtones mais usados no mundo.

Fonte: Reprodução/A.Neesley