Siga o @canaltech no instagram

Chefe da divisão Xbox deixa Microsoft e é nomeado novo CEO da Zynga

Por Redação | 01 de Julho de 2013 às 17h26
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Don Mattrick, presidente da divisão de Entretenimento Interativo da Microsoft, que centra seus esforços na plataforma Xbox e nos softwares de entretenimento da empresa, deixou nesta segunda-feira (1) a companhia para assumir o cargo de CEO da Zynga, confirmando rumores publicados mais cedo pelo site All Things D.

Mattrick irá sair da Microsoft para assumir o posto de CEO da produtora de jogos sociais, e estaria conversando diretamente com Mark Pinkus, atual CEO da Zynga, que continuará como presidente do conselho de acionistas da companhia e chefe do escritório de produção. "Don é único no negócio de jogos', afirmou em nota oficial Mark Pincus. "Ele é capaz de trabalhar em diversos setores: hardware, software e rede, e tem sido a pessoa responsável por franquias como 'FIFA', 'Need for Speed' e 'The Sims'. Ele é um dos principais executivos no negócio de entretenimento e é um grande treinador que tem inspirado muitas pessoas a fazerem seu melhor trabalho e contruir equipes fortes e produtivas".

A transição será muito importante para a produtora de jogos neste momento em que tem se esforçado para levar seus títulos ao mercado móvel, enquanto se torna independente do Facebook e tenta reconquistar a confiança dos investidores após seu IPO. A decisão de Pinkus de deixar o cargo de CEO da empresa que fundou indica também que ele estaria decidido a reforçar seu compromisso em reerguer a Zynga com a ajuda de um outro executivo de ponta.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Em sua curta história, a Zynga tem redefinido o entretenimento e levou os jogos sociais ao grande público. Mais de um bilhão de pessoas em toda a web e dispositivos móveis já instalou algum jogo da Zynga, e franquias como 'FarmVille' e 'Word With Friends' fazem parte do cotidiano de muita gente", disse Mattrick. "Eu entrei na Zynga porque acredito que sua visão e missão de conectar o mundo através dos jogos estão apenas começando. A Zynga é um grande negócio que ainda precisa atingir seu potencial pleno. Estou orgulhoso da parceria com Mark para oferecermos alta qualidade, diversão, jogos sociais onde quer que as pessoas estejam e queiram jogar".

Mattrick ingressou na Microsoft em 2007, depois de vasta experiência no setor de jogos eletrônicos, que começou quando ainda tinha 17 anos, e fundou a Distinctive Software. Mais tarde, a empresa criada por Don Mattrick foi adquirida pela EA e ele passou a dirigir estúdios de criação, pesquisa e desenvolvimento globais da produtora. "Desde que Mattrick assumiu a divisão Xbox, a base de instalação do Xbox 360 passou de 10 milhões para 80 milhões em todo o mundo, enquanto o número de assinaturas na Live saltou de 6 milhões para aproximadamente 50 milhões", afirma a biografia do executivo na página da Microsoft.

As ações da produtora de jogos sociais subiram cerca de 10% logo após a divulgação da notícia, passando a valer US$ 3,05 (R$ 6,79). O valor dos papéis da Zynga continuam 68% abaixo do preço registrado logo após o IPO da empresa em 2011.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.