Carros de projeto secreto da Apple são avistados em mais cinco cidades nos EUA

Por Redação | 23.02.2015 às 17:52 - atualizado em 23.02.2015 às 18:18
photo_camera Reprodução

Cinco novas vans de um suposto projeto secreto da Apple foram avistadas por leitores do Apple Insider, que compartilharam as imagens dos veículos nesta segunda-feira (23).

Assim como outras vans avistadas em diferentes regiões dos Estados Unidos anteriormente, os carros carregam um suporte em "X" montado sobre o teto que traz uma série de equipamentos de imagem, além de sensores laser de mensura de distância (LiDAR) e antenas GPS.

Os cinco carros também eram do mesmo modelo Caravan, da Dodge, avistados anteriormente. Desta vez, os carros foram descobertos nos arredores de São José e na Baía de São Francisco, na Califórnia; em Phoenix, no Arizona; em Doral, na Flórida; e em Big Island, a maior ilha do estado do Havaí. No início do mês, os mesmos veículos já haviam sido vistos em cidades como Nova York, na Cidade do Panamá, em Madison (Wisconsin) e em Richmond (Califórnia).

Carros Apple

Carro avistado em uma estrada de San Jose, na Califórnia (Foto: Apple Insider)

No começo de fevereiro, uma estação de TV local de São Francisco confirmou que os carros estavam registrados em nome da Apple, mas o místerio ao redor do que eles estão fazendo persiste. Uma das teorias é que a empresa possa estar trabalhando para melhorar o seu serviço de mapas, através do mapeamento de ruas com imagens e sensores que possam melhorar a qualidade do Maps. Também é possível que a Apple esteja trabalhando para adicionar uma visualização semelhante ao Street View, do Google, ao seu serviço de mapeamento, para concorrer diretamente com a plataforma de mapas do gigante das buscas.

Outra teoria é que os veículos possam estar ligados ao projeto do carro elétrico da Apple, que ganhou força na semana passada com a publicação de uma notícia da Bloomberg de que a empresa quer iniciar a produção do veículo até 2020.

Como os sensores do tipo LiDAR também são utilizados pelo Google no seu carro auto-dirigível, os carros da Apple também levantaram a possibilidade de que a companhia estivesse trabalhando em um projeto semelhante. Mas a possibilidade dessa ser a realidade é baixa, já que os carros foram vistos em diferentes estados norte-americanos, e cada uma das unidades dos Estados Unidos exige um registro diferente para o trânsito deste tipo de veículo.

Como era de se esperar, a Apple mantém o segredo e ainda não se pronunciou sobre os veículos.

Carros Apple

Suposto carro da Apple na área de San Francisco Bay (Foto: Apple Insider)

Carros Apple

Mais um carro próximo a cidade de Miami, na Flórida (Foto: Apple Insider)

Carros Apple

Mesmo modelo equipado com sensores foi visto no estado do Havaí (Foto: Apple Insider)

Carros Apple

Por fim, veículo visto em Phoenix, no Arizona (Foto: Apple Insider)