Ataque hacker a Sony Pictures pode ter sido deflagrado de um hotel em Bangkok

Por Redação | 08.12.2014 às 11:11 - atualizado em 08.12.2014 às 11:51

O ataque hacker a Sony Pictures que levou ao vazamento de inúmeros arquivos e cinco filmes inéditos ainda é um mistério. Análises iniciais sugerem que o ataque poderia ter se originado da Coreia do Norte, embora o governo do país negue as acusações. Agora, segundo informações anônimas, o vazamento poderia ser oriundo da Tailândia, mais precisamente no hotel St. Regis, em Bangkok.

Especialistas conseguiram rastrear a origem do ataque até o hotel de cinco estrelas, onde provavelmente aconteceu grande parte da ação. Segundo a Bloomberg, também não está descartada a hipótese dos cibercriminosos terem usado a rede do hotel para se camuflarem.

Ao que tudo indica, ainda é necessário fazer uma auditoria nos sistemas e infraestrutura do estabelecimento para determinar se há brechas e falhas de segurança que possam ter sido aproveitadas pelos criminosos virtuais para deflagrar a investida.

O ataque aos sistemas da Sony Pictures vazou documentos confidenciais da companhia, como projetos em andamento, orçamentos de longas, dados pessoais de atores contratados pela empresa e até mesmo de cinco filmes da produtora, sendo que quatro deles ainda nem chegaram as telas de cinema.

Até o momento nenhum hacker está exigindo qualquer valor em dinheiro para não divulgar os dados. Recentemente, os funcionários da empresa receberam ameaças em forma de mensagem.

A Starwood Hotels & Resorts, dona do St. Regis, ainda não comentou ou emitiu nenhum comunicado oficial em relação as alegações. Ainda não é claro qual a intenção dos atacantes com o roubo de informações, embora haja suspeitas que um grupo ligado à Coreia do Norte está envolvido.

Fonte: http://www.ubergizmo.com/2014/12/sony-pictures-leak-traced-to-hotel-in-bangkok-thailand/?utm_source=mainrss